A empresa Energisa Mato Grosso Distribuidora de Energia foi a que mais teve reclamações em 2018, 4.347 registros, conforme o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), que fez um ranking das 10 empresas mais reclamadas de Mato Grosso em 2018.
Na sequência, vem a empresa Águas Cuiabá S.A, com 2.436 reclamações; em terceiro a Claro S.A, fechou o ano com 1.175 registros. Devpois vem a Telefonia Brasil S.A, com 660 registros; a empresa OI S.A, com 588 e a Tim celular S.A, com 314 reclamações. Em sétimo, a Via varejo S.A, com 297 registros. Já a Caixa Econômica Federal obteve 273 reclamações, seguida pelo Banco do Brasil, com 249. Em décimo ficou a SKY Brasil Serviços LTDA, com 232 registros.
Integram o banco de dados do Procon-MT os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping e da Assembleia Legislativa.
Atendimento online
Outra plataforma de reclamações que o consumidor pode utilizar de forma on-line é o www.consumidor.gov.br. Em 2018 foram registradas 11.257 reclamações em Mato Grosso, confira as principais áreas.
1°) Telecomunicação: 4.587
2°) Serviços financeiros: 3.764
3°) Produtos de telefonia e informática: 1.219
4°) Transportes: 476
5°) Demais produtos: 422
6°) Produtos eletrodomésticos e eletrônicos: 356
7°) Demais serviços: 298
8°) Saúde: 58
9°) Turismo/ viagens: 31
10°) Alimentos: 16
10°) Educação: 16
11°) Água, energia e gás: 14
Postos do Procon-MT
A sede do Pronco de Mato Grosso é na Av. Agrícola Paes de Barros, Portão H, em Cuiabá, com atendimento de segunda à sexta-feira das 08h às 17h30, contato ao telefone (65) 98435-5949. Já no Ganha Tempo – Praça Ipiranga o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, contato (65) 3614-3210.
Na unidade do Ganha Tempo CPA, que fica na Rua Alenquer, CPA I – Cuiabá, o atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h – (65) 3619-3323. Na Assembleia Legislativa (AL/MT) – Centro Político Administrativo, também de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e contato para informações no (65) 3313-6558; outra opção é o Várzea Grande Shopping, na Av. Filinto Muller, Centro Sul – Várzea Grande, que funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h (65) 3686-1091.
Reclamações On-line
O consumidor também pode acessar a plataforma on-line www.consumidor.gov.br para registrar a sua reclamação sem a necessidade de comparecer ao Procon. Basta ter um e-mail válido para realizar o atendimento digital. Este canal é monitorado pelo Procon-MT, embora seu contato seja diretamente com o fornecedor. O prazo para resolução é de até 10 dias. Caso o problema persista, o Procon-MT recomenda que o consumidor procure o posto de atendimento mais próximo, ou Poder Judiciário, para atendimento presencial.
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