Pacientes das cirurgias de Catarata fizeram o retorno hoje (15) em Lucas do Rio Verde

As cirurgias foram realizadas no início deste ano em cerca de 100 pacientes

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

img 5126

Cerca de 100 pacientes de Lucas do Rio Verde, que fizeram cirurgias de Catarata, tiveram acompanhamento médico nesta sexta-feira (15) para o retorno. As consultas foram realizadas no CAM – Centro de Atendimento Multiprofissional.

As cirurgias foram realizadas no início do ano, no dia 12 de janeiro, por meio do mutirão, intermediado pelo Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. O município investiu aproximadamente R$ 85 mil.

A aposentada Alice Machado, de 72 anos, realizou a cirurgia de catarata no olho esquerdo e conta que já poderá voltar a fazer atividades que tinha deixado de lado por conta do problema de saúde. “Já operei o olho direito em um dos mutirões e desta vez foi o outro olho. Pra mim o mutirão foi muito bom, atendimento sempre bom, é como se fossem anjos enviados para nossa vida. Estou muito feliz porque agora vou poder voltar a costurar”, contou emocionada.

De acordo com o Secretaria Municipal de Saúde, o projeto de mutirões de cirurgias funcionou muito bem no ano passado, sendo realizados três, e para este ano estão previstos outros mutirões de cirurgias e consultas.

[Continua depois da Publicidade]

Além de reduzir o número de pacientes na fila de espera, a realização de mutirão proporciona conforto aos pacientes que não precisam se descolar até outros municípios para os procedimentos.

“Este é o segundo retorno dos pacientes, finalizando esta etapa do mutirão, e quem precisa de um outro procedimento já sai daqui com avaliação médica e agendamento. Nós temos bastante gente aguardando oftalmologia, mas nós temos avançado e muito tanto das cirurgias quanto das consultas. Num comparativo rápido, em 2016 eram cerca de três mil pessoas na fila, hoje essa fila já reduziu bastante e temos em torno de 800 pessoas, é bastante ainda, mas estamos trabalhando para tentar diminuir ao máximo e o mais breve possível”, destacou a secretária adjunta da Saúde, Vivian Fávaro.

Conforme a secretaria, nos meses de fevereiro e março serão realizadas 360 consultas de oftalmologia com recursos que seriam pro Carnaval. Os pacientes estão sendo agendados pela Central de Regulação conforme a demanda por atendimentos na fila de espera.