Mais de R$ 1,5 milhão serão investidos em ações esportivas neste ano

Fonte: LUCIANA SOUZA

mais de r 15 milhao serao investidos em acoes esportivas neste ano 5c696c8b79c5d

A Prefeitura de Cuiabá vai investir mais de R$ 1,5 milhão no esporte em 2019. As ações serão realizadas, principalmente, nos bairros periféricos da Capital.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o foco da gestão é promover o esporte em todas as regiões da cidade, com foco de ser uma transformação na vida das crianças e adolescentes.

“Estamos focados no que determinou o prefeito Emanuel Pinheiro, que é promover o esporte nas regiões da cidade de forma unificada, com demais ações de incentivo”, frisa Vuolo.

O recurso investido é oriundo da Fonte 100, ou seja, recurso próprio do Município. Esse planejamento foi tema de uma reunião realizada na quinta-feira (14), no Palácio Alencastro, onde Vuolo apresentou para os membros do Conselho Municipal de Desportos e Recreação Pública (Comderp).

[Continua depois da Publicidade]

“A gestão vem construindo, aos poucos, uma série de novos hábitos em todas as esferas. Temos nos aproximado cada vez mais das comunidades, pois cremos que para uma gestão eficiente, é de extrema importância que ela seja participativa, trazendo a população para dentro dos planejamentos. Quem melhor, para nos falar de suas necessidades, se não as pessoas que as vivem diariamente? Então, precisamos e devemos trabalhar nesse formato para que os resultados sejam alcançados” destacou o secretário.   

Entre as ações elencadas estão o desenvolvimento de campeonatos, torneios, gincanas, corridas e também o incentivo aos atletas locais. De acordo com o secretário-adjunto de Esporte, Edison Odilon, nos projetos, que serão realizados ao longo do ano, junto com o Conselho, terão diversas modalidades, visando à inclusão social. 

“A ideia é desenvolver projetos em que consigamos levar recreação, lazer e fomentar o esporte, ao mesmo tempo. Que as comunidades, após o período das atividades, deem continuidade as práticas, por isso trabalhar um todo dentro do planejamento é importante. O social tem várias vertentes e precisa ser difundidas nas comunidades. É e isso que vamos buscar este ano”, reitera Edilson.

Investimentos

A gestão tem focado em descentralizar os espaços de lazer e esporte, lavando-os para as comunidades da Capital. Nos dois anos da atual gestão, a Prefeitura de Cuiabá já entregou aproximadamente 50 dessas áreas.  Em sua maioria, elas são compostas por academias ao ar livre, espaço esportivo, parques para as crianças, além da parte de paisagismo. 

Outro importante alcance, é a reforma do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha. O tradicional estádio da ‘cuiabania’, está passando por adequações.  

Resultado

O ajunto lembra do grande sucesso de 2018: o Campeonato Pixote. Disputado em quatro modalidades, o Pixote reuniu crianças e adolescentes, entre seis e 14 anos, com equipes masculinas e femininas. O município disponibilizou o local para os jogos e também foi responsável por toda a organização, incluindo a parte técnica, os juízes e a premiação em troféus e medalhas e uniformes para a equipe, com a final na Arena Pantanal. “Queremos repetir o sucesso este ano e aumentar as categorias”, afirma Edilson.