Uniformes escolares não serão distribuídos para alunos este ano em Mato Grosso

Fonte: DIÁRIO DE CUIABÁ

2 54

Após três anos consecutivos, o governo do Estado não fará, neste ano letivo de 2019, a distribuição do uniforme escolar para os alunos da rede estadual de ensino. O motivo é o contingenciamento financeiro por parte do governo do Estado. Desde 2016, a roupa vinha sendo entregue pelo Estado, por meio de uma parceria com com a Associação Mato-grossense dos produtores de Algodão (Ampa).

As peças eram confeccionadas por reeducandos do sistema prisional, com matérias primas do Estado. A medida, além de fomentar a economia local, permitia o emprego da mão-de-obra dos reeducandos, havendo barateamento dos custos dos uniformes e ainda criando uma renda adicional para as escolas. Com isso, todos os alunos pagavam um preço simbólico de R$ 3,00 a R$ 5,00 cada.

“Este ano, por contingenciamento financeiro, o governo não irá distribuir uniformes para os alunos. No entanto, as escolas que ainda têm no estoque alguma peça poderá distribuí-las”, frisou a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). A rede estadual conta com 392 mil estudantes distribuídos em 765 escolas.

A Seduc ressaltou ainda que encaminhou comunicado para as escolas informando da não distribuição dos uniformes para os estudantes este ano e que, diante disso, a direção de cada unidades tem a liberdade de confeccionar os mesmos, no entanto, é preciso que acorde isso com a comunidade escolar.

[Continua depois da Publicidade]

Conforme o órgão, as unidades escolares têm autonomia de colocar a logo da própria escola na camiseta. Isso facilita a identificação do aluno na hora de entrada e confirma que o mesmo estuda na unidade. “Por meio de ata de reunião com os pais, deve ser deliberado sobre o assunto e os mesmos devem concordar com a aquisição dos uniformes“, destacou. “A Seduc reforça que as escolas não impeçam os alunos de entrar nas escolas sem uniformes“, acrescentou.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.