Profissionais da Segurança de MT participam de curso promovido pela Embaixada Francesa em Cuiabá

Fonte: Redação CenárioMT

profissionais da seguranca de mt participam de curso promovido pela embaixada francesa em cuiaba 801711

Trinta profissionais de Segurança Pública de Mato Grosso participam de uma capacitação ministrada pela Polícia Francesa, em Cuiabá. A abertura do curso de repressão à “Lavagem de Dinheiro no Combate ao Tráfico de Drogas”, ocorrerá nesta segunda-feira (11.02), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.

O curso é promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC). A capacitação foi ofertada pelo governo francês, após visitarem Mato Grosso no segundo semestre de 2018, quando conheceram a estrutura da Diretoria de Inteligência e o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da PJC.

Sob a coordenação da Diretoria de Inteligência da PJC, a capacitação proporcionará conhecimento a 22 policiais civis, lotados nos núcleos de inteligência do interior e região metropolitana, e também a oito servidores do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Federal, Secretaria Adjunta de Inteligência da Sesp e Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

O diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Juliano Silva de Carvalho, disse que o curso gera a troca de experiências, com o conhecimento das ferramentas e das boas práticas utilizada pela Polícia Francesa no enfrentamento à lavagem de capitais por organizações criminosas.

[Continua depois da Publicidade]

“Esse curso visa um aprendizado específico sobre as apreensões e aquisições advindas do crime, e seu aproveitamento pelos organismos estatais, principalmente, os órgãos de segurança pública, que trabalham diretamente no enfrentamento à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, pontuou.

O curso tem duração de cinco dias (com 40 horas/aulas). Os primeiros quatro dias ficarão a cargo de dois policiais franceses, a capitã da Polícia Nacional Francesa, Sylvie Flamand, que é especializada na luta contra crimes financeiros, lavagem de dinheiro e a apreensão de bens adquiridos por meio de crimes e o tenente-coronel Pierre Fernandez, da Gendarmerie National Francesa, que é diretor do Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD) desde agosto de 2017.

A capitã Sylvie trabalha no Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD), desde março de 2015.

O encerramento se dará com palestras dos delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Cristiano Reschke e Felipe Bringhente, especializados também no tema de lavagem de capitais.

Os dois delegados vão apresentar boas práticas utilizadas no Rio Grande do Sul, no combate ao crime organizado e aplicação da inteligência nas investigações sobre lavagem de dinheiro. “São estudos de casos práticos voltados à proteção da sociedade e da rede financeira face ao enfrentamento da criminalidade organizada”, explicou o diretor de Inteligência da PJC.

As disciplinas abordarão assuntos ligados às questões do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: Geoestratégia e drogas; Os crimes de lavagem de dinheiro e a não-justificação de recursos; Lavagem de dinheiro: definição, tipologias e técnicas; A investigação patrimonial; Apreensão de aquisições advinda do crime, e aulas práticas.