Polícia Comunitária leva ações de prevenção à criminalidade para população

Projetos sociais da Polícia Judiciária Civil, como o “De Cara Limpa Contras às Drogas”, “De Bem com a Vida”, Ciranda da Leitura” foram apresentados para a população

Fonte: Redação CenárioMT

policia comunitaria leva acoes de prevencao a criminalidade para populacao 5c5ff4afb793d

A Gerência de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e a Coordenadoria da Polícia Comunitária Civil levaram ações de prevenção à criminalidade aos cidadãos do município de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço (distantes 35 e 121 km Cuiabá, respectivamente), nesta semana.

As ações foram realizadas durante a 12ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, do Poder Judiciário estadual. Projetos sociais da Polícia Judiciária Civil, como o “De Cara Limpa Contras às Drogas”, “De Bem com a Vida”, Ciranda da Leitura” foram apresentados para a população.

A atuação da Polícia Comunitária da Sesp no evento partiu de um convite indireto da Coordenadoria de Polícia Comunitária Civil, explica o investigador de polícia Carlos Rodrigo Garcia. “Fomos ao evento para dar apoio aos colegas da Polícia Civil, mas lá eu me prontifiquei e enfatizei que a Polícia Comunitária da Sesp quer ser parceira da Justiça Comunitária”, disse.

Segundo o investigador, a Sesp já deve participar de forma direta do projeto na próxima ação de cidadania, no dia 13 de fevereiro, em Poconé (a 100 km de Cuiabá). A ideia é que temas como o não uso de drogas, palestras de conscientização sobre criminalidade para crianças e adolescentes e uma introdução ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Coseg) sejam apresentadas à comunidade.

[Continua depois da Publicidade]

Ribeirinho Cidadão

O projeto leva cidadania a populações ribeirinhas, muitas delas isoladas e distantes do alcance de serviços públicos essenciais.

É idealizado pelo Poder Judiciário e Defensoria Pública estadual, em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Marinha do Brasil- 6º Distrito Naval, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Governo de Mato Grosso, Federal, SICOOB-União, SESC Pantanal, Prefeitura dos municípios de Santo Antônio de Leverger, de Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Colônia de Pescadores Z5, INCRA, UFMT, Hospital Júlio Muller, Univag, OAB, Delegacia da Polícia Comunitária, Clóvis – Papai Noel, Galvan Cabeleireiro, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal.