Polícia investiga lista com quase 70 nomes de “machos para se manter distância”

Fonte: Fabiana Mendes-OD

whatsapp
Imagem: Allan White/Fotos Públicas

A Polícia Civil investiga uma lista que circula no WhatsApp, com nomes de 63 homens, que seriam autores de violência doméstica contra mulheres (abuso, assédio e agressões), em Cuiabá. Nesta sexta-feira (08), 12 pessoas foram ouvidas por estarem sendo vítimas de crime de injúria, após registro de boletim de ocorrência.

A lista, que estaria se propagando no aplicativo de mensagens (WhatsApp) e também no Twitter contém diversos nomes e aponta que as mulheres devem manter distância No entanto, aponta também que esses rapazes fariam “programas discretos”, com outros homens e que seriam ‘babacas’. Alguns dos membros da lista teriam estudado em instituições federais da capital.

A Gerência de Combate a Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) informou que na quinta-feira (07) foi procurada por um homem que compõe a lista. A partir dessa primeira denúncia, outros 11 homens procuraram também a Gecat nesta sexta-feira (08). As 12 pessoas foram ouvidas. O delegado Eduardo Botelho, coordenador da Gecat, também oficializou o Whatsapp e aguarda retorno.

Circula também, uma lista com 26 nomes de mulheres classificadas como “interesseiras”. Cita inclusive, uma empresária do ramo de tecnologia. Sobre a lista de mulheres, a Polícia Civil informou que ainda não há nenhuma investigação.

[Continua depois da Publicidade]

A Polícia Civil ponderou ainda que o compartilhamento nas redes sociais deve ser cauteloso e responsável, para que não haja prejuízo às pessoas, que acabam sendo vitimadas por situações as quais não têm envolvimento, especialmente, em crimes dessa natureza, como o da lista viralizada.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.