Unemat inicia semestre letivo com projeto de recepção dos calouros

Objetivo é integrar os novos 2.420 alunos ao ambiente universitário

Fonte: Redação CenárioMT

22d5a954ee0f8c5480ba7c48329381f8a4d45745e8f09cd134bc83e1

Na próxima segunda-feira (11.02) alunos de 60 cursos de 10 câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) voltam às aulas. A instituição aguarda o ingresso de 2.420 calouros selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que serão recepcionados na Unemat pelos seus veteranos

“Que tal ajudar quem está chegando?” é o projeto integrado proposto pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que será realizado em todos os câmpus da Universidade a partir deste semestre. Cada câmpus possui um calendário que será realizado no período de 11 de fevereiro a 13 de março, de acordo com suas especificidades. Os alunos do câmpus de Diamantino retornam no dia 25 e nos câmpus de Colíder e Luciara, que ofertam cursos nas modalidades especiais, o semestre letivo segue cronograma específico.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Antônia Alves, a ideia de ter um projeto institucional para recepção dos calouros partiu da necessidade de unificar as ações da Prae nos câmpus e de experiências anteriores. “Neste sentido, a recepção dos calouros visa proporcionar uma acolhida aos ingressantes em um processo de integração em que os veteranos participem das ações, esclarecendo e integrando-os com o ambiente universitário e explicitando seus direitos e deveres, bem como as ações que são desenvolvidas na Unemat. Este projeto possui o propósito de ajudar na integração deles com toda a novidade que fará parte de sua realidade como universitário, a fim de desenvolver sua autonomia no espaço acadêmico”, explicou a pró-reitora.

As atividades de recepção de calouros foram planejadas pela Prae juntamente com representantes dos câmpus e dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs). Entre as ações que serão desenvolvidas nos câmpus, está a Campanha da Solidariedade que arrecadará alimentos para ajudar os servidores terceirizados que precisarem e os alunos com vulnerabilidade socioeconômica até que seja publicado o edital de auxílio-alimentação, previsto para ser lançado ainda no mês de fevereiro.

[Continua depois da Publicidade]

A Prae e os câmpus prepararam tutoriais e materiais ilustrativos e disponibilizará um cronograma de visitação aos câmpus. Os calouros serão recebidos pela direção dos câmpus com informações sobre as dependências físicas, espaços, sistemas integrados, bibliotecas físicas e a virtual, pela Secretaria de Apoio Acadêmico (SAA) que fará uma breve explanação sobre a Normatização Acadêmica, pelo DCE que vai ajudar os calouros com o Sistema Acadêmico (Sagu), DCE, Centros Acadêmicos (CAs) e Associações Atléticas Universitárias. Todos os calouros e acadêmicos receberão certificação de 20 horas pelas atividades desenvolvidas junto ao projeto.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.