Turistas que visitarem Nobres (MT) vão ter voucher eletrônico

Fonte: G1 MT

1 42
Foto: Rafaella Zanol/Gecom

Ainda este anos, as pessoas que visitarem os atrativos turísticos de Nobres, a 151 km de Cuiabá, terão voucher eletrônico, segundo um acordo de cooperação técnica firmado entre o governo do estado e a prefeitura da cidade.

A proposta é controlar o fluxo de turistas dentro dos espaços, mantendo as regras de preservação ambiental e, consequentemente a conservação do local.

Ainda segundo o acordo, a medida vai otimizar a arrecadação dos impostos e servirá para obter informações estratégicas sobre o perfil dos visitantes, fazendo com o estado melhor o atendimento ao turista.

A perspectiva do prefeito Leocir Hanel (PSDB) é que o sistema seja implantado ema trabalhar em 15 dias. E a ideia é que todos os operadores de turismo sejam cadastrados e somente eles tenham autorização para emitir o voucher.

[Continua depois da Publicidade]

No sistema, existe uma quantidade limite no estoque de vagas por atrativo e assim que é dado uma baixa, já são computados os valores destinados aos operadores, donos dos atrativos, guias turísticos e prefeitura.

Será obrigatória a apresentação do voucher para entrar nos locais e fiscais estarão constantemente acompanhando o fluxo para impedir quem queira burlar a regra.

A proposta do governo é levar o projeto para as 16 principais regiões turísticas do estado.

Nobres

Atualmente, o município tem 10 atrativos regulamentados e outros seis devem ser liberados em breve. De acordo com informações da prefeitura, há ainda a capacidade de regular outros 16 espaços, totalizando 32 atrações, na cidade.

A estimativa da administração pública é que, todas as semanas, mais de 2 mil turistas visitem os pontos turísticos. Porém, não há um método de contagem vigente, que possa confirmar o número exato de visitantes.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.