Governo busca facilitar captação de recursos internacionais pelo PCI

A Estratégia PCI é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso com a participação de instituições de diferentes setores da sociedade, que estabelece uma visão de futuro onde o desenvolvimento esteja integrado ao sustentável.

Fonte: Redação CenárioMT

governo busca facilitar captacao de recursos internacionais pelo pci 5c5b41f088e76

Para facilitar a captação de recursos internacionais por meio de ativos ambientais, o Governo do Estado realizou uma reunião nesta quarta-feira (06.02), no Palácio Paiaguás, com representantes do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI), do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Segundo o diretor-executivo do PCI, Fernando Sampaio, a reunião serviu para demonstrar a necessidade de criação de um mecanismo financeiro para gestão e captação de recursos por meio de parcerias internacionais.

“Atualmente, o PCI é um programa, uma política pública, e a captação dos recursos depende de parcerias com as secretarias de Estado. Nossa intenção é buscar meios que facilitem essa captação e gestão de recursos estrangeiros. Para isso, é necessário que o PCI seja transformado em pessoa jurídica”, explicou Sampaio.

O vice-governador Otaviano Pivetta pontuou que a iniciativa ainda não tem exemplos em outros Estados e, por isso, seria importante buscar informações em outros países.

[Continua depois da Publicidade]

“O Estado pode se tornar um exemplo nacional para iniciativas como essa, que visam a preservação ambiental, principalmente, pelo fato de que possui biomas diversos em seu território, como Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica”, comentou.

O secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou que o Governo vê a iniciativa do PCI com bons olhos, uma vez que trata da captação de recursos em um momento de dificuldades financeiras para o Estado.

“Vamos buscar a melhor forma de resolver, já que o Estado tem grande interesse nesse assunto. Também queremos manter conversas com o Banco Mundial e a AFD, por acreditarmos que parcerias como essa são muito importantes”, disse Carvalho.

Participaram da reunião os representantes do Banco Mundial Cornelius Fleishhaker, Alexandre Kossoy e Giovanni Ruta; da AFD, Phillippe Orliange e Laure Schalchli; da Assessoria Internacional da Casa Civil, Rita Chiletto e Manoela Froes; além de funcionários da Casa Civil.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.