O deputado estadual Thiago Silva – MDB participou na segunda-feira (04) da sua primeira sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O parlamentar dedicou sua fala para agradecer aos mais de 19 mil mato-grossenses que garantiram sua eleição e lembrou da luta pela educação em Rondonópolis.
Durante mais de uma década, o emedebista lutou pela implantação da Unemat no município. Silva também foi importante personagem no processo de criação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Atualmente as duas instituições comportam mais de 20 graduações atendem quase 3 mil estudantes. “Acredito que a educação é a  ferramenta mais importante de transformação social. Nesta casa vou lutar por melhores condições no ensino em Rondonópolis e todos os municípios que necessitam de instituição de ensino superior pública. Minha bandeira é a democratização do acesso da universidade pública. Tenho certeza que com o apoio da sociedade serão quatro anos de lutas e conquistas”, comenta.
O deputado também lembrou que a Universidade Estadual de Mato Grosso tem papel fundamental na emergência do ensino superior. No entanto, o legislador destacou que para cumprir seu lema de fundação “do interior para o interior” é preciso uma discussão na distribuição de extensões e graduações. “Alguns cursos estão saturados em certos municípios e poderiam ser relocados em outras cidades, sem acesso à graduação pública. Esse é caso de Guiratinga, Poxoréu, Paranatinga. Alunos dessas regiões andam 100, 200 e até 300km para cursarem uma faculdade. Precisamos discutir isso junto com a reitoria e o Estado,”completa.
Universidades públicas em MT
A preocupação do deputado em oferecer ensino gratuito vem de encontro ao censo divulgado em 2018 pelo Ministério da Educação. O levantamento apontou que 3 em cada 4 alunos que buscam uma graduação acabam seguindo para iniciada privada por falta de oportunidade na educação pública.
Em Mato Grosso são quase 40 faculdades privadas e apenas 3 públicas (Unemat, UFR, UFMT).

Silvio Fávero comemora início de mandato e diz que missão será servir


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui