Prefeitura de Cuiabá contemplará mais de 300 pessoas em ‘Mutirão de Raio–X’

Fonte: OZIANE RODRIGUES

prefeitura de cuiaba contemplara mais de 300 pessoas em c291mutirao de

Parte de uma série de medidas que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Cuiabá para melhorar a assistência médica, os Mutirões, organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Central de Regulação, vem garantindo celeridade, respeito e humanização às pessoas que aguardam por procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital.

Com essas premissas, instituídas no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura realizará com a parceria do Hospital Universitário Júlio Müller, o 1º ‘Mutirão de Raio-x’. A ação que acontecerá no ambulatório da unidade hospitalar terá início no próximo sábado dia 09 e seguirá nos subsequentes 16 e 23. A previsão é que sejam atendidas 300 pessoas que aguardam pelos exames de Raio-x de tórax e de coluna.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Lileine Silva os atendimentos serão concentrados em 100 por sábado, subdivididos entre os períodos matutinos e vespertinos. “Estamos preparados para atender 100 pessoas por sábado. Para isso, atenderemos 50 no período da manhã e outros 50 à tarde”, ressaltou Lileine.

Sobre a escolha pela especialidade a coordenadora explica ainda que foram selecionadas as modalidades de tórax e coluna por serem atualmente as maiores demandantes da fila por Raio-x em todo Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

“Escolhemos estas duas porque elas estão no topo das mais procuradas no que tange às solicitações por Raio-x. Ao todo, Mato Grosso possui atualmente 2.900 pedidos para os do coluna e 2600 para tórax. Embora a fila seja geral, a maior demanda está em Cuiabá. Isso porque, 60% dos procedimentos em saúde na média e alta complexidade que são atendidos em Cuiabá, vem de outros municípios do Estado. Por isso, a exemplo dos diversos mutirões que a gestão Emanuel Pinheiro tem feito, o ‘Mutirão de Raio-x’ virá para humanizar e tornar mais célere as filas pela modalidade no SUS”, completou.

 

NOVIDADE

Um dos maiores problemas enfrentados pela Central de Regulação de Cuiabá tem sido o absenteísmo. Ou seja, as pessoas que confirmam, mas não comparecem ao procedimento agendado. Até o ano passado, além de impedir que outras pessoas fossem contempladas (pois os mutirões obedecem à ordem cronológica das filas) a falta gerava ônus para os cofres públicos porque esta pessoa continuava rodando na fila e a cada procedimento marcado em uma filantrópica, por exemplo, esse procedimento é pago mesmo sem o comparecimento do paciente.

Para colocar fim a este ciclo vicioso, o superintende da Central de Regulação, João Milanez conta que após diversas reuniões com órgãos de controle, inclusive o Ministério Público, o município conseguiu respaldo legal para retirar da fila a pessoa que não comparecer aos procedimentos agendados. Esta regra já passará a valer para este mutirão.

“Além do prejuízo inestimável que o município arca, o absenteísmo nos impede de conhecer a real quantidade de pessoas que aguardam na fila do SUS. Com isso, após reestruturarmos a rede de atendimento ao público na Central, nós conseguimos respaldo legal para retirarmos este usuário da fila se uma vez marcado e confirmado com o paciente ele não comparecer. Esta regra já vai valer para este mutirão. Por isso é preciso estar atento e observar se realmente poderá comparecer no dia agendado. Não há obrigatoriedade em comparecer nos mutirões, mas uma vez confirmando e não comparecendo este paciente será automaticamente retirado da fila”, finalizou o superintende.

 

 

 

 

[Continua depois da Publicidade]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.