Em 2018, Nasf realizou 16.970 atendimentos em Lucas do Rio Verde

O Nasf é uma equipe de apoio e trabalha a partir das demandas das equipes de referência

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter

pref lrv 3
FOTO: Ascom

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf) realizou, em 2018, quase 17 mil atendimentos em Lucas do Rio Verde. A equipe, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, é composta por multiprofissionais de diversas especialidades e tem como objetivo apoiar os profissionais do PSF – Programa de Saúde da Família – que atuam nas unidades básicas de saúde.

O Nasf conta com nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. De janeiro a dezembro de 2018, foram 16.970 atendimentos em todos os serviços, como consultas, grupos terapêuticos, atendimentos domiciliares, orientações e palestras, sendo mais de 280 grupos terapêuticos e 3.570 usuários atendidos, e 608 palestras com mais de 10 mil participantes.

Em destaque, no atendimento por grupos terapêuticos os de crianças com suspeita de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), programas de qualidade de vida, grupos multidisciplinares de emagrecimento infantil com orientação às crianças e aos pais.

A atuação integrada do Nasf e PSFs permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na unidade de saúde como nas visitas domiciliares, grupos e projetos terapêuticos de forma ampliada e qualifica os atendimentos da população com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as metas para este ano, o Nasf pretende manter as ações com as famílias, os atendimentos aos grupos, pacientes e aos servidores municipais, a prevenção e a promoção de saúde nas escolas.

O Nasf atende em todos os PSFs do município e o paciente que tiver interesse nas atividades deve procurar a unidade de saúde de referência e buscar as informações sobre os grupos.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.