Eleitores de Bom Jesus do Araguaia (MT) devem voltam às urnas em abril após prefeito ser cassado

Fonte: G1 MT

1 14
Foto: TRE-MT/Divulgação

Em abril deste ano, os cerca de 5 mil eleitores do município de Bom Jesus do Araguaia, a 983 km de Cuiabá, devem voltar às urnas para uma nova eleição. A eleição suplementar acontecerá após a cassação do prefeito e do vicepor abuso de poder econômico e compra de votos.

Joel Ferreira (PSDB) e Edmárcio Moreira (PRP) foram cassados em setembro de 2017. À época, eles negaram os crimes no curso do processo.

A previsão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) é que a eleição suplementar aconteça no dia 7 de abril. O representante eleito deve comandar a prefeitura até 2020.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que culminou na cassação do prefeito foi ingressada pela coligação que perdeu as eleições, alegando que os candidatos da coligação vencedora prometeram dar continuidade aos contratos de transporte escolar mantidos por dois empresários com o município, caso recebessem o apoio deles para que Joel Ferreira fosse reeleito.

[Continua depois da Publicidade]

O então prefeito também foi acusado de repassar dinheiro para um servidor público consertar e pintar o veículo dele, por meio de pagamento de horas extras não exercidas – totalizando R$ 1,2 mil -, assim como teria acrescido valores nos pagamentos de diversos servidores municipais a fim de garantir votos para sua reeleição.

Além da cassação do mandato, o prefeito Joel Ferreira também foi declarado inelegível para as eleições que serão realizadas ao longo dos próximos 8 anos.