Artistas de MT procuram obras de arte que sumiram há mais de dois anos na Arena Pantanal

Fonte: G1 MT

1 15

Artistas que fazem parte do Movimento Rota procuram 52 duas obras de arte que desapareceram há mais de um ano, segundo o coordenador do projeto, André Eduardo Andrade. As telas, pintadas por diversos ícones da cultura cuiabana, estavam no subsolo da Arena Pantanal, onde seriam expostas, em 2016.

Em uma postagem feita no Facebook, no dia 24 de janeiro deste ano, André lembrou o ocorrido.

Ele explica que, na época, as obras, que compunham o Movimento, estavam expostas no Museu de Arte de Mato Grosso e foram selecionadas para compor uma exposição que seria aberta no Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), que funcionava na Arena.

No entanto, antes mesmo que a exposição fosse aberta, o GAE foi retirado das dependências do estádio e as obras, que estavam alocadas no subsolo do local, desapareceram.

[Continua depois da Publicidade]

“Assim que fomos informados que não haveria exposição, voltamos para buscar as telas e elas já não estava mais no local. Desde então, ninguém sabe dizer onde elas foram parar”, contou ele.

O coordenador do projeto e responsáveis pelas obras, naquela ocasião, explica que não teve tempo hábil para firmar um contrato para a exposição, justamente porque a exposição foi cancelada.

“Estivemos na Arena diversas vezes, para procurar as telas, mas não encontramos. Um funcionário nos disse que uma servidora teria levado as telas para a “Caravana da Transformação”, mas ninguém sabe dizer quem é essa funcionária”, explicou.

Segundo André, o movimento pediu ajuda à Secretaria de Cultura, mesmo a pasta não sendo responsável pela exposição. Entretanto, não foi possível obter informações sobre o paradeiro da telas.

“Tínhamos obras de Irigaray, Adir Sodré, Adriano Figueiredo, Babu, André Gorayeb, Jean Siqueira e outros artistas importantes para as artes plásticas e para o grafite no estado. Mas até agora, ninguém se responsabilizou, nem nos ajudou nessa busca”, completou ele.