Proprietário de maquinário é multado em R$ 400 mil por desmate ilegal em MT

Sema localizou desmatamento de 86 hectares por imagens de satélite para ação de combate à ilegalidade em tempo real

Fonte: Redação CenárioMT

proprietario de maquinario e multado em r 400 mil por desmate ilegal 5c54645c45931

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) multou em R$ 400 mil o proprietário de um maquinário utilizado para desmatamento ilegal no município de União do Sul, na quarta-feira (30.01). A equipe de fiscalização da Sema flagrou um funcionário com um trator esteira e uma escavadeira, utilizados para desmate. O proprietário do maquinário foi encontrado em Sinop.

Além da autuação, o empresário responderá por desmatamento de vegetação nativa em área de reserva legal, pois não tinha autorização para a atividade. As máquinas foram levadas para a Prefeitura de União do Sul.

A Secretaria localizou a área desmatada por satélite, com o auxílio de coordenadas geográficas. Por meio da metodologia HotSpot (pontos quentes), a Sema busca impedir a derrubada da vegetação, identificando em tempo real as ações de desmatamento. Dessa forma, os fiscais podem agir durante o crime, antes que toda a vegetação seja suprimida.

A fiscalização está prevista no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso (PPCDIF/MT), que está em sua terceira fase. As ações de comando e controle do desmatamento em Mato Grosso estão pautadas no monitoramento constante, por meio de autuação remota e presença da fiscalização, na sensibilização dos proprietários rurais e na responsabilização.

[Continua depois da Publicidade]

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitos pelo 0800 65 3838 ou pelo aplicativo MT Cidadão.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.