Terceiro ônibus articulado passa a circular amanhã e atenderá o Pedra 90

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

terceiro onibus articulado passa a circular amanha e atendera o pedra 90 5c53407ee4416

O terceiro ônibus articulado da frota de coletivos da Capital começa a circular na sexta-feira (1). O veículo, que atenderá a região do Pedra 90, foi pago com recursos da iniciativa privada e soma a outros dois, do mesmo modelo, que chegaram à Cuiabá em dezembro de 2018. A inclusão de cada uma destas novas unidades corresponde à retirada de circulação de dois ônibus mais antigos e que não possuem ar-condicionado.

De acordo com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a linha contemplada foi escolhida por ser uma das mais populares da cidade, ligando o centro a um dos bairros mais distantes. Além disso, a data para a estreia do veículo leva em consideração a proximidade da volta às aulas, quando o fluxo é incrementado por estudantes das redes pública e privada.

Com 21 metros de comprimento e capacidade para 152 passageiros, o automóvel possui ar-condicionado, Wi-fi à bordo, carregador de celular e tomada USB, garantindo também a acessibilidade a portadores de deficiência (PCD). Além disso, os veículos dispõem de câmbio automático e suspensão a ar, reforçando a segurança dos usuários durante embarque e desembarque.

Diante dos benefícios, o prefeito destaca a aprovação do modal pelos cuiabanos. “Até o momento o retorno foi muito positivo, uma vez que os coletivos diminuíram atrasos e oferecem conforto à população. Começamos a implantação nos bairros mais populosos e estenderemos o modal pela cidade. Este é o caminho para modernizar e humanizar o transporte público da nossa capital tricentenária”, diz.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, mais um veículo será entregue nas próximas semanas. As quatro aquisições foram feitas pelas empresas Pantanal Transportes, Integração Transportes e Expresso NS. “É importante lembrar que ao longo de 2019 outros ônibus desse tipo integrarão as linhas, uma vez que esta é uma exigência prevista na licitação, que terá resultado divulgado em abril.”

Os ônibus articulados possuem a tecnologia Euro5, uma das mais avançadas disponíveis para motores automobilísticos no Brasil. O resultado disso é uma redução de 70% na emissão de poluentes. Desde a entrega dos primeiros coletivos, os motoristas vêm passando por treinamento para conduzi-los pelas ruas da cidade.

Itinerários

Em dezembro de 2018 a linha 313 foi reforçada com a chegada dos dois primeiros ônibus, que passam pelos bairros CPA I, CPA III e Morada do Ouro, seguindo pelas Avenidas do CPA e Beira Rio, até as proximidades da Universidade de Cuiabá (Unic).

Os que serão entregues este ano atenderão as regiões Parque Cuiabá (passando pelo Parque Atalaia, Cohab São Gonçalo, Centro) e  Pedra 90, fazendo o trajeto pela Avenida Fernando Côrrea da Costa até o Centro.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.