Mobilidade urbana e regularização de área são algumas das ações para 2019, diz secretária

A secretária de Planejamento e Cidade destacou que 2018 foi um ano de planejamento, de muito estudo e preparação para implantar vários projetos em 2019

Fonte: Ascom Prefeitura/Francieli Cela

img 1383
FOTO: Ascom

Nesta quarta-feira (30), a secretária municipal de Planejamento e Cidade, Stella Quaresma, em entrevista coletiva com a imprensa local realizou a apresentação dos projetos planejados para 2019.

Durante a conversa, a secretária destacou que 2018 foi um ano de planejamento, de muito estudo e preparação para implantar vários projetos em 2019.

Entre os projetos estão os estudos do plano de mobilidade urbana e de travessias na BR 163 com a duplicação. “Elaboramos um projeto de travessia, com auxílio de empresários, com uma empresa especializada, que será repassado para a ANTT. O projeto reúne todas as travessias que o município necessita, diferente do que a proposta da empresa concessionada iria executar com a duplicação. Essa proposta de projeto foi apresentada aos empresários em uma reunião na terça-feira”.

Além deste, a secretária pontuou que o projeto de mobilidade urbana, também estudado e elaborado por empresa especializada, foi apresentado para moradores da área central da cidade, na última terça-feira, durante reunião para ajustes e mudanças na proposta. “Esse projeto de mobilidade prevê um sistema binário no centro da cidade e terminal para transporte coletivo urbano. É um projeto que demandou grande estudo para apresentar as melhores opções para dar maior fluidez no trânsito”.

[Continua depois da Publicidade]

Stella também ressaltou que a regularização do Bom Jesus está adiantada. “Preparamos um cronograma de trabalho, já estamos em contato com os moradores, estruturamos o que pode ser feito com um levantamento e demarcação da área. Ao final desse processo, vamos encaminhar para a Secretaria de Obras para começar as adequações necessárias de infraestrutura”.

Na área da habitação, Stella explicou que o Censo Habitacional, que teve início em 2018, terá continuidade neste ano. “O Censo Habitacional tem a proposta de realizar levantamento minucioso de quantos domicílios existem e quantos faltam para suprir a necessidade dos moradores do município. Os interessados devem procurar o Departamento de Habitação, localizado no Condomínio Rosa, situado na Avenida Ângelo Dall’Alba. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h”.

Após o encerramento do censo será feita a checagem das informações, cruzamento de dados com a Saúde e Educação e relatório de resultados. Ainda na área habitacional, a secretária relatou que estão previstos mais dois empreendimentos que vão atender o faixa 2, do Programa Minha Casa Minha Vida.

A Secretaria de Planejamento e Cidade também está viabilizando a concessão para um novo cemitério.

Outra iniciativa citada pela secretária foi o projeto da iluminação pública inteligente. A proposta é por meio de Parceria Público-Privada (PPP) implantar um sistema inteligente de iluminação. “Queremos modernizar e expandir a iluminação pública do município. O projeto prevê lâmpadas de LED, sensores de movimento, tudo interligado a uma central de controle, e as informações sobre cada poste trafegariam pelo anel de fibra ótica. É algo inovador e tecnológico que melhoria muito a iluminação da cidade”.

Para finalizar, a secretária destacou a importância do trabalho desempenhado pela Secretaria de Planejamento e Cidade. “Nossa secretaria é pequena, mas que tem foco no futuro de Lucas do Rio Verde. Trabalhamos projetos pensando na nossa cidade daqui 20, 30 e 50 anos. Por isso, revisamos o Plano Diretor, acompanhamos o crescimento e projetamos as demandas que teremos, para buscar soluções que visam manter o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.