A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval dos 300 Anos será no dia 07 de fevereiro

Fonte: CAROLINA MIRANDA

a escolha do rei e da rainha do carnaval dos 300 anos sera no dia 07 de fevereiro 5c5332e23aaf6

Um pouco de como será a escolha do Rei e da Rainha 2019 foi apresentado por representantes da Prefeitura de Cuiabá na noite desta quarta-feira (30). Uma mistura do samba com a riqueza da cultura regional do Siriri e o Cururu é que dará o tom do Carnaval dos 300 Anos de Cuiabá.

A escolha do Rei e da Rainha será realizada em uma única etapa, no dia 07 de fevereiro, a partir das 19h, no espaço Liu Arruda, na Orla do Porto. A eleição contará com uma especializada comissão julgadora técnica montada pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos que será responsável por analisar os seguintes quesitos: Desenvoltura (atitude, postura, simpatia e elegância) e Apresentação (criatividade e empolgação).

Para esse ano, o casal da realeza, além de serem as figuras principais da tradicional folia de momo irá representar a Cuiabá no seu Tricentenário. “Preciso de pessoas que tenham conteúdo e muito samba no pé. Serão eles os personagens principais de um evento que está sendo preparado para marcar a história cuiabana. Tanto o homem como a mulher tem que ter boa postura, dicção, educação, comprometimento e um ótimo gingado”, comentou o coordenador responsável pelo Carnaval dos 300 Anos, Edson Guilherme.

Esse é um projeto que está sendo preparado com muito carinho e dedicação, disse Edson Guilherme. “O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, querem algo para marcar e ficar na memória da família cuiabana que for prestigiar os dias da festa carnavalesca. É por isso que estou pedindo e afirmando que quero os melhores representantes, pessoas de destaque”, afirmou ele.

[Continua depois da Publicidade]

Na oportunidade, o coordenador fez questão de ressaltar que uma das preocupações da Sec 300 ao elaborar a programação do Carnaval desse ano e na escolha dos novos representantes, foi em buscar uma disputa homogênea e igualitária. Com isso, os trajes que serão utilizados, serão fornecidos pela Prefeitura sem nenhum custo para os candidatos. Todos confeccionados por artistas locais. “Pensamos dessa forma para que nenhum candidato apareça mais que o outro, todos no mesmo estilo, o que vai diferenciar é o samba no pé”.

Ao todo serão 40 candidatos, sendo 20 homens e 20 mulheres. Todos representando as regionais e os blocos carnavalescos. Desse total, sairão 10 casais finalistas. De acordo com Guilherme, como o Rei e a Rainha irão representar a Capital dos 300 Anos, nada mais justo que eles entendam e conheçam a história da cidade. Serão feitas perguntas sobre o município, sendo essa mais uma etapa da seleção.

A jovem de 22 anos, Daiana Eliza dos Santos é uma das candidatas e representa a regional do distrito do Sucuri. Ela conta que já é a segunda vez que participa da seleção, mas acredita que esse ano seu sonho de menina será realizado. “Me preparei para esse momento, acredito que tenho grandes chances para ocupar o cargo de Rainha do Carnaval”, comentou.

Representando o bloco carnavalesco Império de Casa Nova, o jovem de 31 anos Paulo Gomes, também candidato disse que agora chegou a vez dele. “Busquei aperfeiçoamento nas melhores escolas do Rio de Janeiro. Venho me preparando há 20 anos. Acredito que, o que era apenas um sonho, irá se tornar realidade”, confessou Paulo.

“Além da coroação, os representantes oficiais do Carnaval receberão uma premiação no valor de R$ 4 mil para o Rei e R$ 6 mil para a Rainha”, explica a secretária da Sec 300, Cely Almeida.

“O carnaval é uma das maiores festividades brasileiras, reconhecida em todo o mundo. Em Cuiabá essa paixão também está enraizada na população e, por isso, estamos trabalhando para realizar um grande evento. Como parte dessa festividade, estão o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. Os dois são figuras populares e tradicionais, que precisamos valorizar. Esse é objetivo desse concurso”, finalizou a secretária.