“Quilombo da liberdade, origens” será apresentado em Cuiabá e em comunidade quilombola

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

1f5fe6b7fd162af070e8547edba5b01a

Em circulação por diferentes quilombos do Brasil, o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade chega a Mato Grosso com o espetáculo “Quilombo da liberdade, origens”. A primeira apresentação acontece em Cuiabá, no Museu do Rio, na Orla do Porto, no dia 9.02. Na sequência o elenco segue para a Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, em Nossa Senhora do Livramento, no dia 10.02. O projeto inclui oficinas de capoeira passa por comunidades dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

A peça leva ao público mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas. O projeto foi Idealizado pelo mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentralizar a produção de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal e agora do Centro-Oeste.”

Quilombo da liberdade também faz uma reverência à mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

À frente dos preparativos para receber a comitiva, o diretor do Museu da Imagem do Som de Cuiabá (Misc), Cristóvão Gonçalves explica que apenas um dia de espetáculo estava previsto para o estado. Contudo, diante da possibilidade, a Prefeitura de Cuiabá viabilizou uma apresentação na Capital. “Primeiro pensamos em realizar o encontro no Misc, mas pela quantidade de integrantes e grandiosidade da peça, levamos para o Museu do Rio”, conta.

[Continua depois da Publicidade]

Além da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo de Cima, outros dois quilombos foram contemplados pela ação este ano. O primeiro, conhecido como Comunidade Quilombola Kalunga, de Cavalcante (GO) recebeu a caravana nos dias 16, 17 e 20 de janeiro. Já a Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande (MS) nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro.

 

Histórico

Na primeira temporada, “Quilombo da liberdade, raízes” percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

 

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra, trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 80 a 90, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Programação

 

Museu do Rio (Cuiabá): 9/02 às 20h.

[Continua depois da Publicidade]

 

Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, (Nossa Senhora do Livramento): 10/02 às 12h.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.