Municípios tem até 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola

Municípios tem até 15 de fevereiro para aderir ao Programa Saúde na Escola

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

577da028d023923dc714c00194cc3440

As escolas públicas mato-grossenses tem até o dia 15 de fevereiro para aderir ao proximo ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE). A Secretaria de Estado de Saúde é parceira do Governo Federal nesse projeto que fortalece a atenção integração das crianças e dos adolescentes.

O último ciclo do PSE, realizado entre 2017 e 2018, contou com a participação de 1.273 escolas de 136 municípios mato-grossenses, sendo 888 escolas consideradas prioritárias e integradas às áreas de maior vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora responsável pelo programa em Mato Grosso, Sirley Lima, o PSE contribui para a formação integral dos estudantes. “São desenvolvidas ações de prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem as crianças e os jovens da rede pública de ensino.”

Os municípios que aderirem ao PSE devem promover ações de orientação na área da saúde, como: prevenção ao uso de drogas, avaliação da saúde bucal, atualização de vacinas e instrução sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Dentre as principais ações também estão campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica, além de prevenção do tracoma (doença que afeta os olhos), hanseníase e verminoses.

[Continua depois da Publicidade]

O município de Porto Alegre do Norte (MT) é um exemplo do sucesso do PSE. A cidade conta com quatro unidades de saúde urbana e uma unidade rural – todas elas integralmente empenhadas nas ações do Saúde na Escola.

“Estamos adaptando cada ação trabalhada para faixa etária e utilizamos vídeos que chamam a atenção dos alunos para cada tema abordado”, diz a enfermeira Anara Freitas, que atua na região.

Serviço

Para realizar a adesão ao Programa Saúde na Escola, cada secretário municipal de Saúde deve assinar um termo de compromisso e realizar todas as ações previstas pelo programa.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo número (65) 3613-5415, pelo e-mail pse@ses.mt.gov.br ou ainda pelo portal http://dab.saude.gov.br/portaldab/pse.php. O acesso deve ser feito com CPF e senha cadastrado como perfil de “gestor municipal”, vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha acesso habilitado ou perfil no módulo PSE, o município deverá gerenciar o cadastro com o CNPJ e a senha do FMS.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.