Liderança com maestria vai além da hierarquia

0

Os temas que viraram moda são: liderança e gerenciamento de equipe, mas o significado exato dessas habilidades não pode ser facilmente definido.

Enquanto esses dois termos são encobertos como misteriosos, carismáticos e inexplicáveis; a demanda por eles no mundo corporativo continua a crescer.

Liderar significa ter uma visão e compartilhá-la com os outros. Somente quando você consegue inspirar os outros é possível compartilhar um objetivo comum para o qual direciona os esforços e a dedicação de toda a equipe.

O líder sabe motivar melhor que qualquer outro; é uma das suas principais funções como gestor de pessoas. Por meio da motivação consegue canalizar a energia e o potencial profissional de seus colegas de trabalho para atingir os objetivos.

Uma das qualidades básicas é precisamente a inteligência emocional, essa habilidade – muitas vezes inata – que faz com que os líderes se coloquem no lugar dos outros, entendam suas preocupações e resolvam problemas.

Os líderes conhecem os segredos de seus negócios e, portanto, podem ter empatia pelos clientes e membros de suas equipes: essa empatia consegue inspirar e estabelecer vínculos que acabarão levando ao sucesso.



O líder está a serviço da equipe e não o contrário. Os membros do grupo devem ter e sentir o apoio de seu líder, as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho adequadamente devem estar disponíveis para eles, devem ter reconhecimento por seus esforços e saber que há uma pessoa prestando atenção para corrigir maus hábitos. Isso tudo é parte de uma liderança que serve a equipe.

A definição de liderança também tem a ver com criatividade. Bons líderes são capazes de criar um ambiente que encoraje todos os membros de sua equipe a desenvolver suas habilidades e imaginação, para que possam contribuir para o projeto e a visão comum da empresa.

Se você quer liderar com sucesso, respeite a criatividade dos outros e aprenda com as pessoas ao seu redor; suas ideias certamente serão positivas para você.

O líder deve saber ouvir, para conhecer as necessidades das pessoas e, em seguida, fornecer o tempo e os recursos necessários para que eles façam seu trabalho adequadamente e, portanto, atendam ao que é exigido deles. Deve estar na vanguarda para orientar sua equipe durante todo o processo até que a meta seja atingida.

A verdadeira liderança busca melhoria contínua. Os líderes têm a capacidade de transformar as pessoas de suas equipes em estrelas, pessoas que melhoraram e desenvolveram suas habilidades através da sua própria influência.

Em suma, a definição de liderança não tem nada a ver com a hierarquia ou posição de alguém na empresa; não tem nada a ver com visões imponentes, mas com ouvir aqueles que sabem.

Liderança é a atitude assumida por aqueles que procuram algo diferente, que estão comprometidos em atingir um objetivo e cuja convicção consegue transmitir aos outros entusiasmo e otimismo para alcançar um objetivo comum.

 Pérsio Oliveira Landim, advogado, especialista em Direito Agrário, especialista em Gestão do Agronegócio, presidente da 4ª Subseção da OAB – Diamantino (MT)