INDEA e Polícia Civil de Lucas do Rio Verde aderem a protesto contra salários atrasados

Fonte: DAYA SILVA/CENARIOMT

1 177

 

O Instituto de Defesa Agropecuária e Polícia Civil de Lucas do Rio Verde aderiram a um protesto que se espalhou em todas as unidades de Mato Grosso contra atrasos salariais dos servidores. Apesar dos salários atrasados, funcionários decidiram continuar com os atendimentos ao público.

Além de continuar com os atendimentos, tanto o INDEA, quanto a delegacia de Polícia Civil colocaram faixas em frente aos prédios com as seguintes mensagens:  “Não recebemos nossos salários, mas entre, estamos trabalhando por você” e ” Não recebemos nossos salários, mas entre, estamos atendendo”.

Ao CenárioMT, o médico Veterinário da unidade do INDEA de Lucas do Rio, Clodomiro Reverdito relatou que além dos salários atrasados, a entidade também protesta contra o pacote de leis que estão sendo votadas na AL a toque de caixa.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com Reverdito, tais leis irão prejudicar única e exclusivamente os servidores que não são culpados pela crise que o governo está passando. Ou seja, as medidas em questão só afetam as classes mais vulneráveis do serviço público estadual.

A sessão da ALMT para votar projeto sobre não pagamento da RGA foi suspensa após reunião entre Executivo, Judiciário e Legislativo na manhã de hoje (24). O projeto prevê o não pagamento da recomposição inflacionária e tem sido motivo de muita polêmica e manifestação dos servidores públicos há dois dias.

Veja a Nota na íntegra

Nós servidores do Executivo Estadual estamos sem receber o salário de dezembro e 13º salário de 2018, o salário foi parcelado sendo o último a receber no dia 30 de janeiro 2019, e ainda o RGA do ano de 2017 não foi pago somente aos servidores do executivo. O governo está aprovando sem discutir com os servidores várias medidas que visam tirar diretos dos servidores, como progressões, RGA, aumento na alíquota da previdência de 12% para 14%. Estamos vivendo momentos difíceis, porém o novo governo está jogando a culpa da falta de caixa nos servidores do executivo, que são os que têm os menores salários entre os poderes.

É preciso abrir ao diálogo e prestar as informações da real situação do Estado, e o governo não está fazendo isso, escondendo muitas informações e atacando com informações com propósito de sujar a imagem dos servidores do executivo, mostrando que tem servidores que ganharam altos salários, mas não diz nada quanto aos salários do Judiciário, ministério Público e outros poderes que muitos passaram dos cem mil reais de salário no mês de dezembro.

Enquanto isso, nós servidores do Indea de Vila Rica fazemos a limpeza da unidade local há anos, pois o governo não tem recurso para isso, até a água para beber estamos pagando do nosso bolso, e muitas vezes tiramos dinheiro do bolso para realizar atividades do órgão.

Diante dessa situação decidimos continuar trabalhando, dando mais uma vez nossa parte de contribuição diante de uma crise que não se sabe o tamanho, e lembrar que é o Executivo Estadual que faz girar a roda desse Estado e não merecemos ser tratados de forma desigual e ser taxado como o patinho feio desse Novo Governo.

Carlos Eduardo Lemos

Fiscal de Defesa Agropecuária de MT – Unidade de Vila Rica

 

[Continua depois da Publicidade]