Reunião define que ações Verde Novo acontecerão todos os sábados

Fonte: CAROLINA MIRANDA

2426f248a26225d384a54780bd397840

O calendário prévio das ações do projeto Verde Novo, para o ano de 2019, foi estabelecido durante reunião de alinhamento entre a Prefeitura de Cuiabá, Tribunal de Justiça, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Ação Verde e Grupo Petrópolis ocorrida na tarde desta segunda-feira (21). Com mudas doadas pelo Grupo Petrópolis, o projeto tem como objetivo plantar e distribuir 300 mil árvores, em alusão ao tricentenário da Capital.  

Uma nova ação já está programada para o próximo sábado (26), a partir das 7h30, na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT 251), onde serão plantadas 400 espécies nativas. “Essa é uma iniciativa do Poder Judiciário, abraçada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, como a meta de rearborizar Cuiabá e contribuir para o resgate do título de Cidade Verde. Tudo que for necessário será executado pela Prefeitura para realização do plantio e distribuição. A população terá muito orgulho de dizer que mora em Cuiabá”, disse o secretário adjunto de Governo e Relações Institucionais, Lincoln Sardinha Costa.

O juiz titular do Juvam, Rodrigo Curvo, explicou que o Verde Novo é uma proposta do Poder Judiciário que, através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, permitiu a união de esforços de diversos atores sociais em torno de um bem comum. “Com o Município como principal parceiro, mão de obra para execução, as mudas para plantio e distribuição e o esforço de todos, temos tudo para finalizar o plantio com sucesso”, disse.

Durante a reunião, a secretária extraordinária de 300 Anos, Cely Almeida reforçou o apoio da Pasta ao Projeto, garantindo esforços para a divulgação do trabalho, mobilização popular e ampliação da consciência ambiental. “O ano de 2019 é o aniversário do tricentenário, sendo essa mais uma oportunidade de colocarmos a Capital como cidade exemplo de sustentabilidade. Muitas ações estão previstas e com toda certeza iremos inserir o Verde Novo dentro da programação”, comentou.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, que, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Relações Comunitárias, atua diretamente no projeto, além da ação do próximo sábado, outros eventos serão realizados em diferentes pontos da cidade.  “Nosso foco é atingir a ousada, mas real, meta de 300 mil árvores. Uma cidade bem arborizada fica mais confortável. Podemos diminuir entre três e quatro graus a temperatura local, com uma arborização adequada”, afirmou Stopa. 

Além da distribuição e plantio, a ação também aposta na conscientização da população por meio de palestras e orientação. Assim, ao receber as suas mudas, os cidadãos também são informados sobre como cuidar de cada espécie e qual delas melhor se adequa a cada espaço.

AÇÕES PREVISTAS

As próximas ações estão programadas para a Praça da Morada do Ouro, no dia 02 de fevereiro; Avenida Prainha (Área Verde Nascente e Córrego do Araés), no dia 16; Praça do Jardim Cuiabá, no dia 09 de março; Jardim das Américas, dia 16; Lagoa Encantada nos dias 03,11 e 18 de maio; canteiros e rotatórias das Avenidas Miguel Sutil, Ponte Nova e Carmindo de Campos, previstas para o mês de junho. O mês de abril será marcado por ações integradas com o aniversário de Cuiabá. As atividades de plantio e distribuição de mudas serão sempre a partir das 07h30, aos sábados.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.