Reajuste salarial e atualização de carreiras beneficiam servidores municipais

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

6556c7a41e7541ef16d86c0a6dceada5

Realização de concurso, reajuste salarial e atualização de planos de carreira. Estas são algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para valorizar o servidor e humanizar os serviços prestados à comunidade. Desde o início da gestão, em 2017, seis categorias passaram por reestruturação e tiveram leis específicas criadas para atender suas demandas específicas. A proposta do prefeito Emanuel pinheiro é que até 2020 todos os setores passem pelo mesmo processo.  

Estas medidas contemplam o desenvolvimento profissional, correção de distorções salariais, possibilidade de qualificação e aposentadoria com provento melhor que o inicial. É o que explica o prefeito, que avalia estender o benefício aos gestores e agentes de trânsito e transporte. “Agimos com responsabilidade fiscal para contemplar a todos gradualmente ao longo do mandato. O diálogo continua aberto e o servidor tem compreendido nossa necessidade de respeitar os limites das contas públicas.”

Ainda no primeiro ano de mandato, o prefeito equiparou os salários dos enfermeiros contratados ao valor pago aos profissionais concursados em início de carreira. No ano seguinte foi a vez dos auditores fiscais, e, em 2019, dos contadores, arquitetos, engenheiros e agentes de fiscalização. “O resultado do investimento no servidor é melhoria do ambiente profissional e das condições de trabalho. Avançamos muito e lutamos para avançar ainda mais em todos estes quesitos”, diz Emanuel.

Neste contexto, há que se mencionar ainda o reajuste concedido aos professores da rede municipal, que prevê recomposição salarial de 7,53%. Desta porcentagem, 3,35% correspondem ao Reajuste Geral Anual (RGA) e outros 4% ao ganho real. A lei  462/2019, é fruto de uma negociação realizada com a categoria em setembro de 2018.  Os avanços fazem parte do maior programa de valorização dos profissionais da Educação já apresentado pelo município.

[Continua depois da Publicidade]

 

Outras ações de valorização

Pinheiro lembra que a gestão ampliou o atendimento psicológico, nutricional e terapêutico aos servidores, além de investir fortemente em sua formação continuada com programas importantes, como o da Inteligência Emocional e outros. As melhorias se estendem entre as 20 secretarias. No primeiro mês de mandato, por meio de decreto, foi determinado que os funcionários que tenham cônjuge, filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência possam reduzir a jornada semanal.

Também merece destaque o concurso para contratações na Secretaria de Obras Públicas e o pagamento integral do RGA referente às perdas inflacionárias de 2017.  Há ainda convênios com faculdades, que oportunizam bolsas integrais de estudo e capacitações. “Quando assumi a Prefeitura de Cuiabá, fiz uma opção: olhar e trabalhar para as pessoas. Todas estas ações visam o respeito ao cidadão e ao profissional, que tem a missão de servir e dar tudo de si para melhorar a vida da comunidade”, finaliza.