Escola de Governo abre seleção para segunda turma da Academia de Novos Líderes

Escola de Governo abre seleção para segunda turma da Academia de Novos Líderes

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

477a2ab2f80d5a24a89e6341003352ae

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, abriu na sexta-feira (18) as inscrições para segunda turma da Academia de Novos Líderes, que tem como objetivo capacitar os servidores públicos efetivos para atuarem como agentes de liderança e inovação.

Os selecionados participarão de 16 módulos de desenvolvimento de competências durante o ano de 2019, totalizando 320 horas. Entre os conteúdos abordados estão: coaching executivo, negociação, gestão de processos, gestão de conflitos, liderança, inteligência emocional, entre outros.

Os módulos serão realizados quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras, em período integral, iniciando as 8h, com intervalo para o almoço, das 12h às 14h, e encerramento às 18h. A carga horária de cada módulo será composta por 16 horas de aula, e 4 horas para atividade extraclasse.

O curso é oferecido na modalidade presencial na Escola de Governo, situada na Av. Kaytto Guilherme do Nascimento Pinto, nº 150, Bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá.

[Continua depois da Publicidade]

Seleção

São requisitos para participar da Academia ser servidor efetivo da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual de Mato Grosso; ter concluído o estágio probatório; ter mais de oito anos para o implemento da aposentadoria; não estar ocupando ou ter ocupado cargo comissionado e/ou função de confiança durante o efetivo exercício do atual vínculo; obter autorização do superior imediato, por meio da assinatura do Termo de Compromisso que será enviado por e-mail para os servidores selecionados, conforme previsto no edital .

Academia de Novos Líderes

O programa será realizada sem nenhum ônus para o Estado, contando com parceria de servidores públicos especialistas nas áreas técnicas e comportamentais dispostos a atuar como facilitadores voluntários. Em contrapartida ao voluntariado dos facilitadores, a Escola de Governo disponibilizou sete vagas para os órgãos parceiros, fechando a turma com 30 alunos.

O conteúdo será ministrado considerando os princípios andragógicos, de Malcolm Knowles, priorizando metodologias que possibilitem clima de segurança e respeito, aplicabilidade dos conhecimentos, autonomia, valorização das experiências prévias, interatividade e feedback entre os participantes.

A primeira turma da Academia de Novos Líderes foi capacitada durante o ano de 2018, e contou com uma média de 93% de frequência, dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes. Se formaram 26 participantes.  Ao final do curso, os alunos desenvolveram 10 projetos de inovação que serão implementados nos órgãos de origem desses servidores no ano de 2019, fomentando a cultura de aplicação de conhecimentos adquiridos.

A Academia teve ainda um grande destaque no 12º Congresso de Gestão Pública, que ocorreu entre os dias 01 e 03 de agosto de 2018, em Natal (Rio Grande do Norte), onde a Superintendência da Escola de Governo apresentou um artigo sobre o programa “Academia de Novos Líderes- uma proposta para a capacitação gerencial no âmbito do Poder Executivo de Mato Grosso”.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.