Deputados propõem emenda que veta proposta do governo que prevê extinção de agência de fomento de MT

Fonte: G1 MT

1 133
oto: José Luiz Gomes de Siqueira/ ALMT

Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB), Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB) devem apresentar emenda à mensagem do governo que prevê a extinção do Desenvolve MT, agência de fomento de Mato Grosso.

Conforme Janaina, a manutenção da autarquia custa cerca de R$ 3 milhões ao governo e atende mais de 80% dos municípios mato-grossenses.

“O Desenvolve MT custa hoje para o estado cerca de R$ 3 milhões, mas atendeu mais de 80% dos municípios de Mato Grosso. Então, é um custo muito baixo para um serviço relevante de fomento aos pequenos”, afirmou a parlamentar.

De acordo com os três deputados, o Desenvolve MT é essencial para os pequenos e microempresários de Mato Grosso e não onera em nada os cofres públicos.

“O Desenvolve MT é aquele que faz o trabalho com a barraquinha de cachorro quente, com aquela pessoa que vende sanduíche na rua e consegue um fomento para estimular, aquela pessoa que é engraxate, que precisa de um estímulo. São pequenos recursos, como se fosse um fomento popular. É um banco que faz o fomento dos pequenos no estado e que não conseguem muitas vezes isso de um banco privado ou de uma cooperativa”, afirmou Janaina Riva.

A emenda será apresentada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e já conta com três dos cinco votos necessários para a aprovação.

[Continua depois da Publicidade]

“O Desenvolve MT é uma empresa que exige muito pouco do Poder Executivo e que faz um trabalho social muito bacana. É o trabalho de fomento dos pequenos, que na nossa opinião não pode ser feito por bancos. Por isso a nossa luta pelo Desenvolve MT”, disse Janaina.

Caso a emenda seja aprovada pela CCJR, a proposta do governo de extinção de empresas vai para votação na sessão noturna desta terça-feira (22), porém o Desenvolve MT não poderá ser extinto.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.