Verde Novo se consolida como grande ação de sustentabilidade

Fonte: BRUNO VICENTE

cfc32af4cf1ea9a3664c1252a23f8d16

Mais um importante passo dado dentro do planejamento de construção de uma cidade sustentável. Esse foi o principal ponto de consenso entre aqueles que participaram da primeira ação do projeto Verde Novo, em 2019. Na última semana, a ação foi levada para o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, onde pelo menos 50 mudas foram plantadas e outras 700 distribuídas para a população. No total, desde a implantação, em 2017, mais de 25 mil mudas já foram disponibilizadas.

Executada pela Prefeitura de Cuiabá, Poder Judiciário, representado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), e Instituto Ação Verde, a edição contou com a participação dos embaixadores da cultura mato-grossense Pescuma, Henrique e Claudinho. Alinhado com o evento, o tradicional “Show das Águas”, realizado na Lagoa Paiaguás, também ocorreu em horário especial. Na ocasião, músicas como Água Viva (Pescuma), Cuiabá, Cuiabá (Henrique e Claudinho) e Cabeça de boi (Henrique, Claudinho e Pescuma) fizeram parte da apresentação.

“Estamos honrados em poder, mais uma vez, colar em prática essa parceria com o Juvam e o Instituto Ação Verde. O projeto Verde Novo já se consolidou como uma das principais atividades de arborização da cidade. A prova disso é que, além do plantio, a cada ação temos filas de pessoas para receber uma muda e isso é um fator fundamental para o sucesso. Vamos continuar fortalecendo esse trabalho tornar a Cuiabá dos 300 anos cada vez mais verde”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Na edição, o público pôde levar para casa mudas de 12 diferentes espécies de árvores nativas, dentre elas romã, tamarindo, jaboticaba, caju e ipês de todas as cores. Para o assessor de gabinete do Juvam, Sérgio Savioli Resende, O projeto Verde Novo atua como uma importante ferramenta para, na prática, fazer valer o título de “Cidade Verde”. Ele destacou ainda que o processo de arborização é fundamental para a melhoria na temperatura, umidade do ar e, consequentemente, na qualidade de vida do cidadão.

[Continua depois da Publicidade]

“O projeto Verde Novo tem a intenção de rearborizar Cuiabá. Não queremos apenas resgatar o título de Cidade Verde, mas fazer essa característica ser concretizada na prática. O mais importante nisso tudo são os benefícios que a arborização pode nos trazer. A arborização de Cuiabá é um serviço de saúde, pelo qual todos se beneficiam. Por isso, pedimos para o público que se engaje nessa causa. O poder público está mobilizado, mas precisamos da população fazendo parte disso”, afirmou Sérgio.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.