Criança de 4 anos que fez cirurgia no coração não consegue retorno médico por falta de transporte em MT

Fonte: TV Centro América

1 119
Foto: TVCA/ Reprodução

Uma criança de quatro anos que realizou uma cirurgia no coração em agosto do ano passado espera há cinco meses por um retorno médico. Segundo a Secretaria de Saúde, a consulta havia sido marcada, mas a família que mora em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, não conseguiu transporte até a capital.

A mãe Sarita de Oliveira contou que Kaira nasceu com uma obstrução na veia, o que causou um problema no coração e, após a cirurgia, precisava de acompanhamento médico.

“Eu vou todos os dias na secretaria tentar marcar e eles dizem que não conseguem. Ela nasceu com uma película na veia e isso estava atrofiando o coração”, disse.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que o retorno da criança ao médico foi marcado para o dia 27 de setembro do ano passado, mas que a mãe não pode comparecer porque não havia conseguido transporte ao município para vir para Cuiabá.

“Eu tenho medo dela morrer mesmo, porque não sei como está a cirurgia, qualquer coisa pode acontecer”, afirmou.

O secretário de Saúde de Tangará da Serra, Itamar Bonfim, pediu que a mãe de Kaira procurasse a Central de Regulação para agendamento do retorno para a filha. O município não informou o motivo da falta de transporte para a criança em setembro de 2018.

[Continua depois da Publicidade]