Secretário de Infraestrutura e Obras faz balanço e apresenta ações para 2019 em Lucas do Rio Verde

Gerson iniciou a conversa apresentando as melhorias realizadas nas estradas do interior

0
Gerson Franke - secretário municipal de Infraestrutura e Obras - Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes

Nesta quinta-feira (17), o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Gerson Franke, em entrevista coletiva com a imprensa local realizou a apresentação do balanço das ações da secretaria em 2018 e os projetos planejados para 2019.

Gerson iniciou a conversa apresentando as melhorias realizadas nas estradas do interior. “Nós temos cerca de 900 quilômetros de estradas no interior, entre pavimentadas e não pavimentadas. No ano passado fizemos o cascalhamento de 150 quilômetros de estradas e fizemos a manutenção asfáltica de 18,7 quilômetros da Linha 5, por meio de parceria com o Governo do Estado que repassou emulsão asfáltica e óleo diesel e o município e os produtores rurais entraram com os outros materiais e mão de obra. Também realizamos o patrolamento de todas as vias rurais e fizemos a abertura do escoamento das águas”.

Ainda no interior, foi promovida a manutenção de oito pontes de madeira e em 200 km foram feitas novas caixas de contenção e desaguadouros, além da recuperação de bueiros na Linha 21, em Groslândia.

Grupo do CenárioMT no WhatsApp 

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  ENTRAR NO GRUPO

Na área urbana, o secretário pontuou que foi realizada a recuperação de 377 mil metros quadrados de ruas e avenidas com lama asfáltica. Também foi realizada recuperação asfáltica com tapa buracos.

O secretário também ressalta que o maquinário da Obras foi reforçado com pá-carregadeira e caminhões caçamba e outros implementos. O Lago Municipal Ernani José Machado passou por adequações no escoamento de água como forma preventiva.

Gerson contou que foi feita a abertura da Rua Umuarama e de uma rua no Centro, onde era o antigo Ceja. Entre as obras que foram executadas estão a revitalização do Centro de Eventos Roberto Munaretto e a terraplenagem dos terrenos onde serão construídos o TRT, Senai e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Entre as obras de infraestrutura, tem destaque a drenagem pluvial executada nos bairros Parque das Américas e Jaime Seiti Fujii. No Tessele Junior também foram feitas adequações na drenagem em alguns pontos que precisavam de correção. No bairro Menino Deus, as obras de esgotamento sanitário foram retomadas e devem ter continuidade neste ano.

  Motorista bêbado dorme ao volante de carro com recém-nascido e é preso em MT

Franke relatou que em 2018 foram promovidos dois mutirões de limpeza urbana, a fim de atender a população e contribuir para a redução dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Outro feito, foi a recuperação da pista do aeroporto, com capa asfáltica e pintura da sinalização da pista.

Para 2019, o secretário informou que a manutenção das vias urbanas e rurais terá continuidade. “Temos a intenção de recuperar 350 mil metros quadrados de asfalto na área urbana com lama asfáltica”. Ainda para este ano, o secretário evidencia a abertura de uma nova via. “Quando começar o período da seca vamos começar a Beira Mata que será uma via estruturante que liga a Avenida Goiás a Avenida das Nações, passando ao lado do estádio e Senai. Será um local bonito, vamos cercar a área da APP para garantir a proteção da reserva, construir calçadas ao longo da avenida e destinar uma área para instalar equipamentos de atividade física”.

Ainda neste ano, serão feitas uma poda geral das árvores, estruturação do Espaço do Empreendedor, ampliação de avenidas, construção e revitalização das ciclovias.

Finalizando, Gerson fez um agradecimento às equipes que compõem a secretaria. “Eles são um diferencial no trabalho, são empenhados e comprometidos e dessa forma conseguimos bons resultados. Conforme o município vai crescendo precisamos cada vez mais dessa dedicação, para que possamos executar os trabalhos e otimizar os recursos que cada vez são mais escassos e precisam ser bem aplicados para fazer os investimentos. Precisamos sempre avançar mais e aprender com os erros cometidos. Assim vamos evoluindo e pensando em ações que colaborem com o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”.

 

Ideb e CiteLucas foram destaques na Educação em 2018

| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui