Educação conclui atribuição de local de trabalho para 112 candidatos de processos seletivos

Nesta semana, seguindo a ordem de classificação, haverá nova convocação para as vagas remanescentes

Fonte: Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros

img 4216

Convocados pela Secretaria Municipal de Educação para participar da etapa de atribuição de local de trabalho, 112 dos 291 candidatos – remanescentes do Processo Seletivo 003/2017 e também aprovados dos processos seletivos 002/2018 e 003/2018 – compareceram ao Auditório dos Pioneiros na última sexta-feira, 11.

Com a prerrogativa de poder escolher o local de trabalho com base na classificação obtida durante a prova seletiva, todos os 112 presentes aceitaram o regime e condições de trabalho propostos e deverão assumir suas vagas já no próximo dia 21, data de início do ano letivo. A assinatura do contrato está prevista para os dias 16 e 17 desta semana.

Além da existência de vagas para professores de diferentes disciplinas, também foram convocados padeiros, merendeiras e outros profissionais de apoio para as unidades escolares da rede municipal. “Fizemos uma chamada por ordem de classificação. Em primeiro lugar foram chamados os convocados referentes ao Processo Seletivo 003/2017 e, posteriormente, os convocados dos outros dois processos seletivos de 2018”, explica a coordenadora de processos seletivos da Secretaria de Educação, Marilete Zampieron.

Desde o ano passado, com o objetivo de tornar mais transparente, democratizar e humanizar todo procedimento de seleção e de convocação dos candidatos aprovados, os processos passaram a contar com essa etapa pública, em que todos os convocados são reunidos em um mesmo lugar e, de acordo com a classificação, têm o direito de visualizar, num telão, todas as vagas existentes e, se houver mais de uma opção, eleger seu próprio local de trabalho.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda antes de exibir todas as vagas e dar início ao processo de alocação, a equipe do Recursos Humanos da Prefeitura fez uma explanação sobre direitos e deveres, como 13º, férias, vale-alimentação, carga horária, e também prestou esclarecimentos sobre atestados, batida do ponto e outros aspectos vinculados ao regime de contratação.

Nos anos anteriores, a própria Secretaria fazia a distribuição dos contratados e designava o local onde cada um iria trabalhar. “A pessoa convocada apenas comparecia aqui na Secretaria e, independentemente da classificação no processo, era informada sobre o lugar onde seria alocada, sem poder opinar e ser ouvida”, destaca a coordenadora do Recursos Humanos da Educação, Wuélica Nascimento Coutinho.

O novo formato também traz ganhos para a Secretaria, que dessa forma consegue maior agilidade para a conclusão do procedimento ao ter todos os convocados reunidos em um único dia, evitando a perda de tempo e os transtornos do comparecimento individualizado. “Assim, no máximo em três horas, com todas as explicações que a equipe o RH também deu, conseguimos concluir todo esse processo com transparência e rapidez”, complementa Zampieron.

Também nesta semana, seguindo a ordem de classificação, será feita uma nova convocação para preenchimento das vagas ainda existentes. O processo somente será considerado definitivamente concluído com o preenchimento de todas as vagas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.