MT deve produzir 31 milhões de toneladas de soja na safra 2019, segundo IBGE

Para algodão, a estimativa é que o estado colha 3,6 milhões de toneladas do produto.

0

De acordo com o terceiro levantamento da safra 2019, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso deve produzir 31,8 milhões de toneladas de soja. Um crescimento de 0,6% em relação a 2018.

Com aumento de 1,9% na área a ser plantada, o estado responde por 26,8% do total a ser produzido pelo país.

Algodão


Com relação à safra de algodão, Mato Grosso estimou uma produção de 3,6 milhões de toneladas, acréscimo de 13,7% em relação à safra 2018.

Esse número corresponde a 68,9% da produção nacional.

Disponibilidade de área, investimento em tecnologia de cultivo e clima mais favorável, transformaram o estado no principal estado cotonicultor do país.

Números nacionais

Ainda segundo o IBGE a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no país foi estimada em 233,4 milhões de toneladas, 3,1% acima da safra de 2018, o que representa 7,0 milhões de toneladas a mais.

Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 26,9% em todas a produção. O segundo lugar fica com Paraná, com 15,5%, e Rio Grande do Sul, 14,6%.

Somados, os três estados representaram 57,0% do total da produção nacional.

Estimativa Conab

Com relação à produção nacional de soja, segunda a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o Brasil deve produzir 118,8 milhões de toneladas de soja na safra 2018/19.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, o número representa um corte com relação à previsão anterior de 120,06 milhões.

A redução, segundo a Conab, deve-se à irregularidade nas chuvas e altas temperaturas afetarem as lavouras de alguns estados.

Este é o quarto levantamento da safra, realizado pela Conab. Com a revisão, o órgão deixou de apostar em uma produção recorde.

Apesar de um plantio histórico de quase 36 milhões de hectares, o novo volume fica abaixo das 119,3 milhões de toneladas colhidas na safra passada.


| deixe sua opinião |

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui