Lucas: vazamento de amônia é registrado em laticínios no bairro Rio Verde

Fonte: CenárioMT

2 75

Um vazamento de amônia foi registrado em um laticínio localizado no bairro Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. O fato deixou moradores próximo assustados. A maioria deles estão preocupados com a intoxicação.

O fato foi informado na noite desta quarta-feira (09). De acordo com informações repassadas ao CenárioMT, houve um vazamento, e em virtude disso foi realizado um conserto provisório.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o vazamento foi contido, e nesta quinta-feira, uma equipe do batalhão de emergência ambiental deverá se deslocar da capital até Lucas do Rio Verde para auxiliar na contenção definitiva do vazamento.

A quantidade de amônia perdida não foi informado.  No momento da chegada dos bombeiros, o vazamento não apresentava riscos e foi imediatamente feito a neutralização do produto.

[Continua depois da Publicidade]

Alguns moradores do bairro que ficam de 60 a 100 metros do laticínio, reclamam do mau cheiro ocasionado.

O Tenente do Corpo De Bombeiros Gustavo Corrêa, alerta os moradores das imediações da fábrica de laticínios para tomarem cuidado. “Peço que tomem cuidado nas proximidades pois a amônia é um gás extremamente tóxico”.

 

O que é amônia?

A amônia é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos.

A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.