10 dicas para escolher o nome perfeito para seu negócio

Fonte: Laryssa Balduino

2 70

Com relação ao lançamento de uma empresa, há várias etapas a serem tomadas, todas importantes por motivos individuais.

Escolher e selecionar os potenciais nomes de empresa pode ser muito difícil ou quase impossível em alguns casos. Se você acabou de criar seu negócio, e está tentando escolher o nome certo, não precisará fazer isso sozinho.

Hoje temos para si várias dicas que podem ajudar a criar o nome certo para seu negócio. Além disso, você pode sempre usar por exemplo um gerador de nomes de empresas. Se não encontrar o nome ideal, pelo menos você fica com algumas ideias bem engraçadas.

10 dicas simples para escolher um nome para o seu negócio

Nem sempre será simples escolher um nome que todos adorem. Mas, deve pensar que o negócio é seu, e que essencialmente é você quem tem de gostar.

No entanto, é importante frisar que existem algumas regras (ou sugestões) que é importante ter em conta na altura de escolher o nome que irá dar em seu negócio.

Conheça essas dicas de seguida, e garanta que escolhe o nome ideal para o seu negócio.

1 – Olhe para os seus concorrentes

Qual é o tipo de nomes que seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os para despertar suas próprias ideias e ajudá-lo a desenvolver um nome que realmente se destaque da multidão.

2 – Pense no seu público-alvo

Você quer que o nome da sua empresa entre em contato com as pessoas que você está tentando alcançar, correto?

Desse modo, use o que você sabe sobre o seu público-alvo para medir a relevância de qualquer nome que você venha a ter.

3 – Abrace a sua criatividade

Enquanto você quer que seu nome seja fácil de pronunciar e lembrar, não pule o valor de criar um nome que seja completamente único.

Isso não apenas pode tornar sua empresa mais memorável, mas também pode proporcionar uma ótima oportunidade para uma história de fundo, se o nome da peça criativa tiver um significado especial.

4 – Olhe para o nome de todos os ângulos

Pense em como o nome se encaixará nas operações cotidianas do seu negócio e no que ele fará com que os outros pensem e sintam.

Além disso, certifique-se de que ele tenha uma mensagem clara e de que você está ciente de todas as possíveis conotações que podem influenciar o modo como sua empresa é percebida.

5 – Não se limite

Se você escolher um nome que identifique exatamente o que você faz, talvez esteja limitando o crescimento futuro da sua empresa.

Às vezes, faz sentido ser um pouco mais geral, para que você não precise revisitar e possivelmente renovar sua marca.

6 – Obter feedback de clientes e amigos

Depois de ter algumas possibilidades, devolva-as de amigos, familiares, colegas e possíveis clientes, se possível.

Peça suas impressões iniciais e sugestões que eles possam ter e, em seguida, adicione seus comentários ao seu processo.

7 – Visualize a marca

O nome da sua empresa é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da marca da sua empresa.

Pense em termos de seu nome de domínio, seus materiais de marketing e como o nome será essencialmente traduzido em todos os aspetos dessa nova marca que você está criando.

8 – Use Ferramentas

Durante sua fase de brainstorming, use algumas das ferramentas disponíveis para se inspirar. Acredite que uma pesquisa online irá revelar um sem número de ferramentas que você pode usar em seu negócio.

Temos a certeza que irá conseguir inspirar-se e encontrar o nome ideal para seu negócio.

9 – Mantenha-o curto

É importante frisar que o nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se for curto, mas pode ser mais fácil de lembrar.

Você também pode considerar usar um acrônimo, mas tenha cuidado – a menos que haja uma ligação óbvia e memorável, usar um acrônimo pode tornar seu nome genérico demais para ser relacionado ao seu alvo.

10 – Durma sobre o assunto

Coloque sua lista de nomes de lado por um dia ou dois e depois volte a ela com uma nova perspetiva.

Você pode se sentir diferente em relação a um nome que você amou antes ou sua lista de trabalho pode ajudá-lo a desenvolver um nome novo e perfeito ao revisá-lo novamente.

Agora que você já sabe nossas 10 dicas para escolher o nome perfeito para seu negócio, está na hora de segui-las.

Temos a certeza que irá alcançar o sucesso.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.