Prefeitura investe mais de R$ 4 milhões em construção de pontes de concreto

0

A Prefeitura de Cuiabá entregará, até o mês de março, cinco novas pontes de concreto em diferentes comunidades da zona rural. A meta está estabelecida no cronograma de atividade montado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e completará o conjunto de seis estruturas levantadas, contando com a já entregue na comunidade Ecoville II. Conforme o calendário, três inaugurações devem acontecer ainda este mês e outras duas em março.

Todas as edificações se encontram em fase final de execução e contemplarão moradores das regiões do Rio Bandeira e Rio Paciência – Distrito do Coxipó do Ouro, comunidade do Monjolo – Distrito do Aguaçu, Rio Aricazinho e do Rio dos Médicos – comunidade dos Médicos. As construções fazem parte do programa Pontes de Concreto e representam um investimento de mais R$ 4 milhões em infraestrutura.

A partir da construção dessas pontes, o Município busca oferecer as condições necessárias para que a população que residente no perímetro rural tenha, de forma digna e segura, o acesso garantido à área urbana da Capital. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, as pontes de concretos substituem antigas estruturas feitas de madeiras e dão um fim definitivo aos problemas enfrentados pelos moradores das regiões, principalmente durante o período chuvoso.

“Seguindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, mapeamos as regiões que apresentavam situações mais urgentes e colocamos em prática esse grande plano de ação. A população dessas comunidades tinham grandes dificuldades de fazer a travessia pelas antigas pontes e, por muitas vezes, até se colocavam em risco. Por isso, como poder público, temos a obrigação de oferecer melhores condições para o cidadão, inclusive para aquele que habita na zona rural”, comenta Rodrigues.

Outras ações

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá implantou um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria de Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, a partir desse trabalho, a Secretaria conseguiu executar, em comunidades e bairros, reformas de pontes de madeira, construção de pontes novas, além da substituição de estruturas antigas de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.