Circula no WhatsApp e em outras redes sociais desde ontem, quarta-feira (2/1) a informação de que haverá desconto para quem pagar o Seguro DPVAT. O texto, comprovadamente falso pela equipe do Holofote, não tem identificação de nenhuma fonte oficial. Confira:

“Quem pagar o seguro obrigatório hoje, qualquer veículo vai pagar o valor de R$ 16, 21. Depois de hoje o valor voltará ao normal R$ 96,00. Não é boato, paguei o meu hoje. Emitam a guia pelo site do Detran. Não aceita pagamento hoje, mas a guia tem vencimento contra apresentação, então, pode ser paga dia 02/01. Este é um desconto concedido pelo Estado e não divulgado.”

 

De fato, em dezembro de 2018, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), vinculado ao Ministério da Fazenda, anunciou uma redução média de 63,3% do valor do DPVAT em 2019. A queda, no entanto, não tem relação com a data de pagamento do seguro obrigatório pago por todos os proprietários de veículos do Brasil.

Em nota divulgada, a Líder Seguradora informa que “os valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são válidos para todo o Brasil. A afirmação de que haveria descontos nos valores do Seguro DPVAT é incorreta. Não há descontos nos valores do Seguro DPVAT.”