Réveillon na Orla fecha com saldo positivo e Prefeitura homenageia trabalhadores

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

098e26ba26216ef050dfc8373c0e55e3

Planejamento, trabalho duro e integração. Essas foram as palavras de ordem durante os três dias de festa que anteciparam o réveillon na Orla do Porto. O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá com apoio do Ministério do Turismo encerrou sua programação na madrugada de terça-feira (1), com saldo de quase 70 mil participantes ao longo de todas as apresentações. Nenhuma ocorrência grave foi registra entre sábado (29) e terça-feira (1).  

O balanço positivo é atribuído pelo secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a organização da festa, desenvolvida a partir de critérios de sustentabilidade. Ele reforça ainda a parceria com outras pastas e órgãos, como a Assistência Social, que atuou no combate a exploração sexual infantil e a de Serviços Urbanos, que garantiu a limpeza e higienização do local.

Dali foi retirada uma média de 30 toneladas diárias de lixo. Esforço reconhecido e homenageado no comecinho desta terça-feira (1), quando foi servido um café da manhã especial aos responsáveis pela ação. “Esta é uma maneira de agradecer a todos pelo excelente trabalho prestado nestes dias. Queríamos registrar nosso muito obrigado aos funcionários que acordaram cedo e estiveram aqui, trabalhando para que essa grande festa fosse um sucesso”, disse Vuolo.

A iniciativa foi aprovada pela gari Maria Izabel Trindade, que trabalha  para a Prefeitura há cinco anos, por meio de uma empresa terceirizada. “É o reconhecimento do trabalho feito pela equipe já que nem sempre, no dia a dia, a população ‘enxerga’  a nossa presença, nas ruas e praças da cidade”, contou.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o titular de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, as ações da Pasta começaram antes mesmo do evento. Isso porque na semana anterior foi realizada uma limpeza pelo bairro do Porto, além da pintura de meio-fio e capinação, além do trabalho diário,  até terça-feira (1), na Orla. Ele lembra que boa parte do lixo retirado dali é reciclável, sendo recolhido por cooperativas. No total a ação contou com dois caminhões pipa para fazer a higienização e 45 trabalhadores, além de seis containers.

As ocorrências

O saldo positivo também se estendeu às ocorrências ao longo do Réveillon da Orla. Segundo a Polícia Militar (PM), apesar do grande público, houve pouquíssimas intervenções policiais. O resultado é atribuído ao aparato da segurança pública e o esquema montado para a ocasião. Assim, foram registradas apenas uma situação de desobediência a ordem legal; uma ocorrência de desacato à autoridade; uma de resistência e desobediência; dois detidos por oferecer bebida alcoólica a menor de 18 anos; um detido  por resistência, desobediência e desacato.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.