Mato Grosso: chuvas e calor atraem animais peçonhentos para dentro de casa

0

O verão em Mato Grosso é marcado pelo calor e chuvas e é nessa época que os animais peçonhentos aparecem mais. Essa mistura de calor e chuva aumentam a possibilidade de ocorrências de acidentes envolvendo esses animais que são escorpião, aranha, lagarta e cobra. É nesse período que eles saem à procura de abrigos secos, que podem ser a sua casa.

 

Para o Tenente do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, Roberto Coelho de Lima, os registros de ocorrências que chegam ao Batalhão é baixa, porque na maioria das vezes a vítima é levada por terceiros ao hospital, mas a emergência sempre avisa ao Batalhão e os casos mais registrados são os de aranhas, escorpiões, lagartas e cobras.

 

O Tenente conta que esses animais aparecem porque geralmente eles moram em buracos no solo, e com as chuvas o solo fica muito molhado e eles saem a procura de abrigos secos que na maioria das vezes são as residências.

 

O Tenente alerta para alguns cuidados que as pessoas devem ter, como olhar os sapatos antes colocar nos pés, abanar a cama antes de deitar e fechar as portas e proteger as frestas para os animais não entrarem para dentro.

 

Outro alerta é manter o quintal sempre limpo, o lixo acumulado é ótimo lugar para os escorpiões morarem e quando está muito molhado invadem as residências a procura de lugar escuro e seco.

 

As picadas de algumas aranhas provocam, principalmente, dor, inchaço, vermelhidão e pode ocasionar sudorese, agitação, taquicardia, vômito, diarreia, hipertensão e alterações cardíacas. No caso dos escorpiões, a dor local é comum, podendo ser discreta, restrita apenas no local da picada ou ainda insuportável, espalhando-se pelo membro, podendo durar horas ou dias.

 

Todas as vítimas devem ser imediatamente levada ao hospital para os devidos cuidados.