Pompeo e Netanyahu almoçam em Brasília

0

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, almoçam juntos hoje (1º), em Brasília. Ambos estão na cidade para participar da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Pelo Twitter, Pompeo disse que uma “aliança forte” une os Estados Unidos a Israel.

“Encantado em ver o primeiro-ministro Netanyahu no #Brazil. Afirmei o compromisso da administração Trump e do povo americano para garantir a segurança de # Israel. Os Estados Unidos apoiam plenamente o direito de Israel de se defender. A aliança EUA-Israel é forte.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi o primeiro a transferir a embaixada norte-americana de TelAviv para Jerusalém. Em seguida, foi a vez de a Guatemala seguir o exemplo.

Segundo Netanyahu, Bolsonaro lhe garantiu que a transferência da Embaixada do Brasil de TelAviv para Jerusalém é uma questão de tempo. A afirmação dele foi feita no domingo (30) durante encontro com a comunidade israelense no Rio de Janeiro.

Edição: Fernando Fraga