Em 2018 Lucas do Rio Verde foi considerada a cidade mais desenvolvida de Mato Grosso

Fonte: CenárioMT

2 27

Retrospectiva 2018 – Segundo o ranking da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan – que mede o índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Lucas do Rio Verde (1º.), Sorriso (4º.), Sinop (6º.) e Nova Mutum (8º.) aparecem mais uma vez entre as dez principais cidades de todo estado de Mato Grosso.

Além de alcançar o 1º lugar de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde também ocupa o 6º lugar no Centro-Oeste. O município recebeu conceito alto desenvolvimento, com o índice 0,8354.

A pesquisa analisou diversos índices econômicos e sociais dos 141 municípios mato-grossenses  e apenas os nove primeiros colocados (entre eles Cuiabá, 2º. e Diamantino, 3º.) atingiram o que os responsáveis pelo levantamento dos dados classificam como cidade de “alto desenvolvimento”.

O índice, que varia de zero a 1, levanta dados anualmente em todo o Território Nacional desde 2005 e serve como termômetro para diversas tomadas de decisão tanto na esfera pública quanto por parte de companhias da iniciativa privada que desejam investir.

[Continua depois da Publicidade]

Este ano os municípios melhor ranqueados em Mato Grosso foram, respectivamente, Lucas do Rio Verde (0,8354), Cuiabá (0,8266) e Diamantino (0,8182), mesmo sofrendo retrocessos em relação ao último índice, divulgado em 2013. A queda dos índices nos últimos cinco anos, destacam os pesquisadores, ocorreu devido aos anos de crise econômica e recessão enfrentados pelo Brasil recentemente.

 

YouTube video

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.