Penitenciárias de Mato Grosso ganham escâneres corporais

Os equipamentos foram instalados em Rondonópolis e Cuiabá.

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

escaner pce 2
O escâner foi entregue nessa sexta-feira (28) na PCE. Em Rondonópolis, está em fase de instalação. — Foto: Sejudh/Assessoria

Aparelhos de escâner corporal vão reforçar a segurança na Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e da Penitenciária Central do Estado (PCE), na capital.

Os equipamentos foram alugados com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) pelo valor de R$ 479,7 mil anuais.

Os aparelhos possuem um sistema avançado de imagens corporais capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem sob as roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes das unidades prisionais.

O escâner foi entregue nessa sexta-feira (28) na PCE. Em Rondonópolis, está em fase de instalação.

[Continua depois da Publicidade]

O escâner corporal funciona com ondas de radiofrequência e, ao contrário dos raios X, elas não atravessam o corpo humano, com receptores que ficam posicionados em duas colunas que giram 360 graus, repetindo o escaneamento várias vezes, de diferentes ângulos.

O escâner obedece as normas brasileiras que regulamentam esse tipo de equipamento e tem autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para uso em dependências do sistema penitenciário do país.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.