Shopping Orla aposta em variedade e atendimento para aumentar vendas de Natal

Fonte: ANDRÉ GARCIA SANTANA

cdf7f103bd56fdcd9b9da71d5c4c8aed

Reforço no estoque, mercadoria atrativa e bom atendimento. Essa é a estratégia dos permissionários do Centro Comercial Popular de Cuiabá (CCPC) para aumentar o volume nas vendas de final de ano. No local, desdobram-se às dezenas boxes com opções de quinquilharias, brinquedos, confecções, cosméticos e eletrônicos, que garantirão o Natal e Ano Novo de dezenas de comerciantes.

É o caso da permissionária Brunna Beraldo, que há pouco mais de sete meses ocupa um box no Shopping Orla, como é mais conhecido o Centro. Antes de chegar ali, ela trabalhava como “sacoleira” e conta que o espaço físico tem sido fundamental para o fortalecimento de suas atividades.

“Já percebi um aumento grande nas vendas, principalmente porque também atendo clientes do interior, enviando para eles os produtos em atacado. O segredo é buscar novidades, para não ficar na mesmice, por isso eu tenho aqui moda masculina, feminina, perfumes importados, óculos, relógios. De tudo um pouco. Além disso, o cliente também pode encomendar Facebook, Whatsapp e Instagram”, conta

Na opinião da comerciante Mércia Lins, diante da crise econômica que tem impactado todos os setores, é fundamental que os demais vendedores se mantenham atentos as novas dinâmicas de mercado. Seu box, abarrotado de tapetes dos mais variados modelos e materiais, é a prova que um dos pontos fundamentais para o ramo de vendas: a beleza do produto.

[Continua depois da Publicidade]

“O cliente compra com os olhos. Muitas pessoas passam por aqui a semana inteira e ficam namorando os tapetes. Depois, no sábado, voltam dizendo que não tiveram tempo antes de parar para elevar. O que precisamos aqui é de gente  com mercadorias boas, bom atendimento e bons preços. Hoje não se vende mais como se fazia há 30, 20 anos atrás” explica.

De olho nisso, aposta de Nicácio Santos Andrade, são as promoções. À frente do empreendimento de cuecas e lingeries, ele também conta com as vendas em atacado para reforçar os ganhos. Já Marinete Batista investe nos kits de perfumes e cosméticos, voltados especialmente ao público feminino. Segundo ela, além deles, o carro chefe para as compras de natal e amigo secreto, são os sabonetes e hidrantes.

Sob administração da Secretaria de Trabalho, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, o espaço tem amparo legal para abrigar atividades do tipo. Isso porque no decreto 5587, que estabelece a venda dos mais variados produtos ali, um parágrafo exclusivo é dedicado à regulamentação da prestação de serviços. O documento também determina todas as exigências necessárias para que empreendedores possam se tornar permissionários, obtendo licença para ocupar um box.

Assim, os interessados devem procurar a Secretaria para ter acesso à lista de documentos necessários, como certidão de casamento e certidões negativas com o Município. É preciso também fazer a abertura do Microempreendedor Individual (MEI), facilitada pela Equipe do Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), que atua no mesmo prédio. O processo leva cerca de dois meses e inclui uma filtragem com visita de assistentes sociais à casa dos candidatos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.