Usina hidrelétrica é suspeita de provocar morte de peixes no Rio Itiquira em MT

Fonte: G1 MT

1 214
Foto: Arquivo Pessoal

Uma Usina Hidrelétrica localizada em Itiquira, a 359 km de Cuiabá foi responsabilizada, pela morte de peixes, no rio que tem o mesmo nome da cidade. A denúncia foi feita por um sitiante que vive às margens do rio, na última sexta-feira (14), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Posteriormente a denúncia também foi registrada no Ministério Público Estadual (MPE), que depois de análise descartou que as mortes tenham sido ocasionadas por envenenamento e responsabilizou a Usina Hidrelétrica.

Ainda segundo o MPE o fechamento da comportas da usina fez com que os peixes ficassem presos em locas e isso pode ter ocasionado as mortes. Estima-se que aproximadamente 400 peixes da espécie cacharas adultos tenham sido prejudicados pelo dano ambiental.

O biólogo Nelson Flausino Júnior, que acompanhou as equipes de fiscalização explicou que com o fechamento das comportas muitas cacharas, que haviam migrado rio acima para se reproduzir, acabaram ficando presos.

[Continua depois da Publicidade]

Diante do que foi averiguado, o promotor de justiça Cláudio Angelo Correa Gonzaga aguarda o laudo para tomar as medidas necessárias.

“Fatos como este servem para que a população reflita sobre os impactos ambientais dos empreendimentos hidrelétricos, seja daqueles já instalados ou com pretensão de serem implantados”, alertou.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.