Presidente do STF acata pedido de Raquel Dodge e suspende liminar que determinou soltura de presos por condenação em 2ª instância

Para Dias Toffoli, deve prevalecer entendimento fixado pelo plenário da Corte em 2016

Fonte: Redação

image preview
Foto: João Américo/Secom/PGR

 ministro presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, derrubou a liminar que que determinou a soltura de todos os presos detidos em razão de condenações confirmadas em segunda instância. A suspensão da medida atende a pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em recurso apresentado nesta quarta-feira (19) contra decisão do ministro Marco Aurélio que havia permitido a liberação dos presos. Dias Toffoli argumentou que a liminar concedida foi de encontro ao entendimento firmado pela maioria do Plenário do STF, em julgamento de duas Ações Diretas de Constitucionalidade que analisaram a chamada execução provisora da pena. O colegiado da Corte discutirá o assunto de forma definitiva em sessão já marcada para 10 de abril do próximo ano judiciário.

Na decisão, Dias Toffoli ressaltou que é necessário velar pela intangibilidade dos julgados do Tribunal Pleno, ainda que pendentes de decisão definitiva. “É um dos desdobramentos naturais da competência regimental da Presidência de cumprir e fazer cumprir o regimento. Logo, a decisão já tomada pela maioria dos membros da Corte deve ser prestigiada pela Presidência”, finalizou o ministro destacando que a determinação tem como finalidade evitar grave lesão à ordem e à segurança públicas. No recurso, a PGR sustentou a constitucionalidade do entendimento que permitiu o início da execução da sentença condenatória após decisão de segunda instância.

 

https://www.cenariomt.com.br/2018/12/19/bolsonaro-elogia-toffoli-por-revogar-soltura-de-presos-em-2a-instancia/

[Continua depois da Publicidade]
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.