Prefeitura e TJMT assinam construção do novo fórum em Lucas do Rio Verde

O prazo para edificação é de 18 meses após a licitação

Fonte: ASSESSORIA

2 16

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, e o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, assinaram, nesta quarta-feira (19), o termo de cooperação que permitirá a construção do novo fórum de Lucas do Rio Verde. A assinatura foi realizada na sede do TJMT, em Cuiabá. Na oportunidade também foram assinados os termos de cooperação com os municípios de Água Boa e de Nova Xavantina.

O desembargador Rui Ramos destacou a importância da obra, principalmente para os servidores, operadores do Direito e para a comunidade em geral. “Nós vemos como muito importante a construção destes prédios porque eles trarão mais conforto e tranquilidade a todos que frequentam nossa Casa. Depois de construídos, poderemos oferecer melhor ambiente de trabalho aos magistrados e servidores e maior acolhimento aos operadores do Direito e à população em geral”, destacou o magistrado.

De acordo com o juiz-diretor de Lucas do Rio Verde, Cássio Luiz Furim, esta é uma conquista significativa porque a cidade vem crescendo muito nos últimos anos. “Lucas é uma cidade que tem crescimento exponencial, ou seja, superior a 10% todos os anos e, por conta disso, as estruturas físicas acabam não conseguindo acompanhar essa expansão. Nós tivemos a implantação de mais duas varas, que totalizam, agora, seis varas, e o nosso prédio não comporta mais um acolhimento condigno para a população e advogados. A nova infraestrutura vai oferecer melhores condições a todos que frequentam o fórum.”

O prefeito Luiz Binotti comemora a assinatura do termo de cooperação como mais uma etapa vencida para a construção do novo Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. Ele lembrou que “a missão teve início em março de 2017, com a vinda do presidente do TJMT, desembargador Rui Ramos, ao nosso município, quando foi então decidido que faríamos essa obra”. “Hoje é um dia muito importante e quero agradecer ao presidente do Tribunal, desembargador Rui Ramos, aos juízes-auxiliares do TJMT, Túlio Duailibi e João Thiago Guerra, ao juiz-diretor do fórum, Cássio Furim, à subseção da OAB, e a todos aqueles que contribuíram para que este dia chegasse”, declarou.

[Continua depois da Publicidade]

A terraplenagem já está pronta na área de mais de 50 mil metros quadrados em que será instalado o novo prédio, localizada próximo ao Paço Municipal. No mesmo local, futuramente, também deverão ser construídos o Fórum do Trabalho, a Defensoria Pública, a Promotoria, a sede da OAB, ou seja, todo um complexo do sistema de justiça, já previsto no Plano Diretor. “Queremos criar ali uma ‘Cidade Jurídica’. Será um espaço onde o cidadão vai encontrar tudo o que diz respeito à justiça”, destacou Binotti, que acrescentou que, “com a construção do novo prédio, a Prefeitura, através de uma parceria com o TJMT, poderá usar as atuais dependências do fórum. No local, criaremos um complexo de saúde, concentrando ali quase todos os equipamentos do setor que hoje se encontram espalhados pela cidade. Então, a população vai ganhar duas vezes: terá um fórum novo, moderno e acolhedor para comportar até 25 varas, se necessário, e, ao mesmo tempo, o complexo de saúde.”

O termo de cooperação prevê que os fóruns sejam financiados e fiscalizados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e licitados e executados pelas prefeituras. O prazo para edificação é de 18 meses após a licitação. (Com Assessoria TJMT)

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.