Indígena vence concurso de desenho em MT após superar paralisia e é selecionado para projeto de design

Fonte: G1 MT

1 191
Foto: Alcemir Fernandes/ Arquivo pessoal

Um estudante indígena, de 20 anos, venceu um concurso de desenho de motos sofisticadas em Feliz Natal, a 538 km de Cuiabá. Ukupiu kaitsut Waura, de 20 anos, ganhou um skate e também foi selecionado para participar de um projeto de tecnologia e design, que visa criar games com foco em educação para trânsito.

Ukupiu disputou com outros 20 estudantes de escolas públicas e projetos sociais no município. Ele recebeu a premiação no dia 8 de dezembro, durante a abertura do “Natal Iluminado”.

Os desenhos de motos foram avaliados por membros do Moto Clube Abutres, de Sinop, a 503 km da capital. O clube também é parceiro do projeto para criação dos jogos. Além disso, foi responsável pela premiação dos três primeiros colocados.

“Queremos dar continuidade ao projeto para ajudar outras crianças e envolver a cidade nas ações sociais do moto clube”, disse Daniel Henrique Quennehen, responsável pela parte social do grupo.

Ukupiu, que é da etnia Waura e membro da Aldeia Aruak, localizado no Parque Indígena do Xingu, se mudou para Feliz Natal, em 2012, para continuar os estudos e concluir o ensino médio.

[Continua depois da Publicidade]

Ele disse ser apaixonado por motos. “Quando eu ainda estava na aldeia, assistia filmes que tinham esse tipo de moto e sempre gostei, meu sonho era conhecer um moto clube”, contou.

O estudante disse ainda que não esperava ganhar e que ficou muito feliz com o resultado.

“Eu gostei muito de participar e meu desenho tem muito a ver comigo”, disse.