Canalização do Córrego Engole Cobra chega aos 40 metros finais

0

 A Prefeitura de Cuiabá avança com a obra de reconstrução da canalização do Córrego Engole Cobra, situado na Rua Rui Barbosa do bairro Goiabeiras. Depois de concluir o trecho inicial, compreendido entre a Avenida Senador Metelo e a Rua Cel. Benedito Leite, a equipe de trabalho atua nos 40 metros finais, chegando à altura do cruzamento com a São Joaquim. No total, a substituição da antiga tubulação de metal por aduelas de concreto alcançará mais de 300 metros de extensão.

Para a execução do procedimento, o Município investe aproximadamente R$ 2 milhões, o que resultará em uma solução definitiva para o problema de rompimento das estruturas metálicas. O trabalho é divido em etapas que se iniciam na fase de escavação, passando pelo estágio de colocação e fixação das dos tubos, finalizando com o processo de terraplanagem e reconstrução da pavimentação.

“Essa é uma obra que tínhamos uma extrema urgência em dar andamento. A tubulação que existia em toda extensão foi instalada há mais de 30 anos e, pelo falo de ser de metal, estava totalmente corroída pela água. Agora, vamos finalizar uma canalização que durará para sempre. Sabemos que, por conta das escavações, os moradores sofrem com alguns transtornos. Mas, o importante é que o serviço tem evoluído de forma célere e, em breve, estará concluído”, ressalta o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Histórico

A intervenção da Prefeitura de Cuiabá na região teve início em março de 2017. Na oportunidade, por meio de um levantamento técnico feito pela Diretoria de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas, foi constatado comprometimentos e desconformidades na estrutura por onde fluem as águas do córrego. Conforme o levantamento, a tubulação passou por um processo de corrosão. O primeiro trabalho foi efetuado em uma extensão de 70 metros, entre as ruas Leônidas de Matos e a Rui Barbosa.

No começo deste ano, o Município deu andamento ao procedimento de substituição na canalização no entroncamento entre a Avenida Senador Metelo e a Rua Rui Barbosa. O trecho foi bloqueado, após recomendação da Defesa Civil de Cuiabá, por conta do rompimento da estrutura que ocasionou uma abertura na pista, colocando condutores e pedestres em risco. Com o bloqueio efetuado, a Secretaria trabalhou emergencialmente na reconstrução da canalização da área de cerca de 40 metros.



Agora, o planejamento da Prefeitura é fazer a junção das duas pontas, por meio dos mais de 300 metros que estão sendo edificados atualmente. Todo o processo é dividido em três etapas. A primeira consiste no trabalho de escavação e limpeza. Posteriormente, a equipe de trabalho se empenha na colocação e fixação dos bueiros pré-moldados de concreto armado e finaliza o serviço com a parte de acabamento, que representa a estabilização solo, seguido do revestimento da via com a massa asfáltica.