Profissionais da educação devem receber treinamento da Cruz Vermelha

Fonte: BRUNO VICENTE

27554a1765ff58a0d83cf1a4e39dfe8f

A Prefeitura de Cuiabá e a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso – iniciaram as tratativas para implantação de um programa de treinamento sobre noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários das escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O primeiro encontro ocorreu nessa quarta-feira (12), quando o vice-prefeito Niuan Ribeiro recebeu em seu gabinete representantes da instituição humanitária.

A parceria tem como principal objetivo atender as normativas da Lei Federal 13.722, de 4 de outubro de 2018, pela qual ficou estabelecida a obrigatoriedade da qualificação do quadro de servidores que atuam em estabelecimentos de educação básica e recreação infantil. De acordo com o art. 4º da referida lei, o não cumprimento das diretrizes pode resultar em penalidades como notificação e multa.

“Hoje, demos início às primeiras conversas para que essa parceria seja solidificada. Enxergamos a proposta com bons olhos e, a partir desse momento, vamos buscar uma forma de implementar essas ações nas escolas e creches municipais. A Cruz Vermelha é uma instituição respeitada em todo território nacional e será uma grande honra para a Prefeitura tê-la como parceira”, afirmou o vice-prefeito.

Segundo a Lei Federal, o curso tem como finalidade capacitar os profissionais da educação para que estejam aptos a identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médica, até que o suporte médico especializado se torne possível. O presidente da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Mato Grosso, explicou que o treinamento deve ser ofertado anualmente, possibilitando a reciclagem dos servidores.

[Continua depois da Publicidade]

“Com advento da lei ficou determinado que o quadro de funcionários das escolas de ensino fundamental e creches devem possuir essa capacitação. Por isso, nossa ideia é que essa formação seja feita pela Cruz Vermelha. Essa primeira reunião foi muito produtiva e, agora, vamos trabalhar na elaboração do projeto para que o vice-prefeito o apresente ao prefeito Emanuel Pinheiro. Acreditamos que esse é um passo importante para estreitarmos o laço entre as duas instituições e trabalhar juntos em outras ações em prol da população”, pontuou o presidente.

O encontro contou também com as presenças do vice-presidente nacional da Cruz Vermelha, Cel. Dival Pinto Martins, e do secretário-geral da instituição, Rodrigo Rocha.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.