Jacaré ‘Celso’ volta a transitar pelo Parque das Águas e causa euforia em cuiabanos

Fonte: OLHAR DIRETO

1 164
Foto: Reprodução

O jacaré que habita o Parque das Águas, em Cuiabá e foi batizado carinhosamente de ‘Celso’, voltou a aparecer no ponto turístico da capital mato-grossense. O animal estava cercado por diversas pessoas que transitam pelo local. Alguns até se arriscaram para tentar tirar uma foto do bicho.

No vídeo, divulgado no perfil do humorista ‘Xomano Que Mora Logo Ali’, é possível ver o jacaré transitando tranquilamente pela pista de caminhada do Parque das Águas. Enquanto isto, diversas pessoas ficam eufóricas com a situação e alguns até se aproximam perigosamente do animal.

O jacaré foi alvo de várias fotografias e vídeos. A data em que o vídeo foi gravado não foi informada na postagem.

Por conta das diversas aparições, os funcionários do Parque das Águas, no Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá, receberam treinamento  para reforçar a segurança e orientar os frequentadores do local para que não joguem pedras em jacarés, que repousam com frequência no gramado e que são, constantemente, flagrados passeando às margens da lagoa.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, disse ao Olhar Direto, que o local também irá receber um reforço de três funcionários que irão trabalhar no período noturno, quando o réptil costuma aparecer.

O local, que é habitat de cobras, jacarés e capivaras, possui uma área de lazer de 270 mil m². Conta também com 1.500 metros de pista de corrida e caminhada, 1.600 metros de ciclovia, além de dois restaurantes e um Food Park.

Desde novembro, diversos vídeos circularam nas redes sociais, onde jacarés circulam no parque e em seu entorno. Um vídeo, por exemplo, flagrou o momento que o animal atravessa a Avenida Hermina Torquarto da Silva, na faixa de pedestres. Alguns dias depois ele foi capturado pelo Corpo de Bombeiros próximo a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), para onde o animal tinha ido. Os homens da corporação tiveram dificuldade em removê-lo do local.

O comandante do Batalhão Ambiental, coronel Rodrigo Eduardo Costa, alerta para os riscos do contato com os animais silvestres. Ele observa que é importante que aquele que encontrar um animal silvestre deve acionar a unidade militar ambiental, pois lá há profissionais habilitados para o resgate ou monitoramento do bicho até local onde vive.

Tamanduás, cobras, ouriços e jacarés, reforça o comandante, estão entre os animais que representam perigo à segurança de quem deles se aproxima com o objetivo de fazer imagens, filmar ou fotografar. “Em qualquer circunstância, somente profissionais habilitados, e com equipamentos adequados, podem ser aproximar”, reforça o comandante.