Guarantã do Norte e Lucas do Rio Verde podem receber campus da UFMT; diz senador de Mato Grosso

0

Mais um passo foi dado para a implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde e  Guarantã do Norte.

O senador de MT Wellington Fagundes,  destacou que na quarta-feira, 12, o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, assinou portaria que autoriza eleva a Universidade do Vale do Araguaia (Univar) em Centro Universitário – fato que lhe confere maior autonomia a instituição de ensino superior. “Isso vai permitir que a Univar, agora como centro universitário, possa também criar novos cursos, possa ter a sua autonomia para implantar curso de doutorado, de pós-graduação” – salientou.

Outra iniciativa nesse segmento do ensino superior está a implantação de mais dois campus da Universidade Federal de Mato Grosso, um na cidade de Lucas do Rio Verde, cuja área já está definida e que deve começar a funcionar com quatro cursos, e outro na cidade de Guarantã do Norte, próximo a divisa com o Estado do Pará.

Wellington Fagundes informou que seguirá determinado a criação de duas novas universidades federais no Estado: uma em Sinop, no Norte do Estado, e outra em Barra do Garças, para atender a região do Vale do Araguaia. Nesses dois municípios, os campus se encontram estruturados. O caminho, segundo ele, será o mesmo traçado para tornar realidade a Universidade Federal de Rondonópolis. “Conhecemos o caminho e sabemos como realizar isso com o menor tempo” – destacou.

RONDONÓPOLIS 65 – No discurso, Wellington homenageou a população de Rondonópolis, cujo município completou 65 anos no último dia 10. “Tudo o que eu disser aqui sobre Rondonópolis ainda será pouco, por tudo o que essa cidade representa na minha vida, de todos os rondonopolitanos e daqueles que para lá foram, acreditaram e se desenvolveram com a cidade” – disse o senador, ao destacou “alguns superlativos” da cidade.

Ele também enfatizou que na mesma data celebraram respectivas emancipações os municípios de Alto Garças, Nova Brasilândia, Nova Lacerda, Tesouro, Torixoréu e Juscimeira. Neste último, Fagundes relatou ter participado de vários eventos de inauguração de obras.

 

APÓS UFR, AVANÇA A IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFMT EM LUCAS DO RIO VERDE

Governo Federal deve incluir Lucas do Rio Verde em autorização para novos cursos de medicina